PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e região poderão avançar à fase verde da quarentena já nas próximas duas semanas

Nos próximos dias, o governador do estado João Doria (PSDB) poderá anunciar a progressão da região do Alto Tietê (Suzano, Poá, Mogi das Cruzes e demais cidades) para a fase verde do Plano São Paulo, de menor restrição do plano de retomada das atividades econômicas.

A progressão para a fase verde permitirá a retomada de eventos, convenções e atividades culturais, que poderão funcionar com 60% da capacidade, controle de acesso, venda apenas on-line e hora marcada, com filas e espaços demarcados com distanciamento mínimo e adoção de protocolos geral e setorial.

Novas regras

Desde segunda-feira (31) passaram a valer novas regras para que uma região do Estado possa avançar da fase amarela para a verde. Até então ela precisava uma taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo dos 60% e isso não dependia da quantidade de dias em que ela estivesse na fase amarela. Agora o percentual de ocupação poderá variar entre 75% e 70%, desde que a região permaneça por 28 dias consecutivos na fase amarela.

Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e cidades da região do Alto Tietê estão desde o dia 10 de julho na fase amarela do Plano São Paulo.
Segundo dados da Secretaria do Estado da Saúde, os hospitais estaduais do Alto Tietê registram 78% de ocupação nos leitos de UTI, bem próximo do percentual máximo de 75% para se passar de fase.

Outra mudança anunciada recentemente pelo Governo do Estado foi a criação de dois novos critérios no Plano SP. Agora, para que as regiões entrem no quarto estágio do plano, será preciso manter por ao menos 14 dias as taxas de internação abaixo de 40 por 100 mil habitantes e a de mortes em até cinco por 100 mil habitantes.