PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Impostômetro”, por Luci Bonini

Esta semana convido meu leitor a pensar nos impostos. Você já fez um cálculo de quanto você paga de impostos? Vamos lá?

Até o dia 13 de outubro quando escrevo este texto, o Brasil já havia arrecadado 1 trilhão e seiscentos bilhões só de impostos. O site do impostômetro nos ensina muito para quem quiser conhecer.

Ao checar esta arrecadação fiz algumas contas: com esse dinheiro na poupança ele renderia mais de 12 mil reais por hora, ou se você decidisse investir em imóveis talvez comprasse 1 milhão e 300 mil apartamentos de 3 quartos no Butatan, na cidade de São Paulo,  ou ainda teria dinheiro para comprar trilhões de cestas básicas. Indo para os estados, vemos que São Paulo já arrecadou mais de meio trilhão e isso significa quase 37% da arrecadação do Brasil.

Por falar em arrecadação, podemos falar de orçamento. Segundo o portal da transparência, a despesa atual do Brasil está em torno de 4 trilhões e mais um pouco e o Brasil arrecadou até agora 3 trilhões e meio.

Só para termos uma ideia, navegando no portal da transparência, vemos que o Brasil tem pouco mais de 1 milhão de servidores públicos federais; assim divididos: 41,81% no Ministério da Defesa, 32,84% no Ministério da Educação, 8,28% no Ministério da Economia e 5,46% no Ministério da Saúde.

Nas próximas eleições elegeremos 5.568 prefeitos, e claro, seus vices e 57.931 vereadores. Quem paga tudo isso? Você com seus impostos.

O povo brasileiro, em sua grande maioria, não se interessa por política, mas orçamento faz parte da política.

É com o dinheiro arrecadado de nossos impostos que esses servidores são pagos e que os bens públicos são construídos. Só se constroem hospitais, escolas, bibliotecas, penitenciárias se tivermos arrecadação. São muitos impostos: IPTU, IR, IPVA, ICMS, taxas nas contas de luz e água, taxas e mais taxas para inúmeros fins. Uma frase do ex-presidente americano Ronald Reagan, fecha esse texto: O contribuinte é um cara que trabalha para o governo sem ter que prestar concurso.”

(Esse texto não expressa, necessariamente, a opinião do site HojeDiário.com)