PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Narguilé, vereadores presos, ataques: as polêmicas em torno da derrota histórica de Marcus Melo (PSDB) em Mogi das Cruzes

A disputa em segundo turno, em Mogi das Cruzes, que não acontecia há duas décadas, aliada a um “vídeo viral” sobre uso de narguilé em aglomeração, vereadores presos, a baixa popularidade do prefeito em comparação ao seu antecessor e o uso de páginas da cidade em redes sociais para ataques. Todos esses ingredientes ajudaram na derrota do candidato a reeleição a Prefeitura de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB).

Neste domingo (29), Melo teve 41,61% dos votos válidos na eleição municipal, contra 58,39% do candidato eleito Caio Cunha (PODE).

Marcus Melo faz parte de um grupo que comanda a Prefeitura de Mogi das Cruzes há muitos anos. Nesta eleição, contou com o apoio de grandes nomes da política mogiana como os ex-prefeitos Marco Bertaiolli e Junji Abe.

Vereadores presos

No mês de setembro deste ano, cinco vereadores de Mogi das Cruzes foram presos na Operação “Legis Easy”.

Carlos Evaristo da Silva (o Pastor Evaristo, do PSB), Diego de Amorim Martins (o Diegão, do MDB), Francisco Moacir Bezerra (o Chico Bezerra, do PSB), Jean Lopes (PL) e Mauro Araújo (MDB), aliados do prefeito Marcus Melo, foram presos e são investigados por crimes de corrupção na câmara, na saúde e no Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgotos).

Nenhum dos vereadores presos terão mandato na Câmara de Vereador de Mogi das Cruzes a partir de 2021.

Narguilé

Em novembro de 2020, um vídeo que mostra o prefeito Marcus Melo (PSDB) em uma comemoração política “viralizou” nacionalmente.
Na gravação que repercutiu nas redes sociais, Melo aparece dividindo um narguilé em uma festa com aglomeração, sem máscara.
O UOL, Folha de São Paulo, Estadão e outros meios de comunicação nacional noticiaram a conduta do prefeito de Mogi das Cruzes e repercutiram o vídeo.

Ataques na internet

Causou polêmica nas redes sociais mogianas, o aparente uso de grandes páginas que repercutem o cotidiano da cidade para mostrar uma “suposta força” de Marcus Melo na eleição.
Uma das páginas, na rede social Facebook, foi acusada de bloquear moradores de Mogi das Cruzes que reclamavam do material postado.

Baixa popularidade de Melo

O segundo turno, que não era realizado há mais de 20 anos em Mogi das Cruzes, é um grande reflexo da baixa popularidade do prefeito Marcus Melo.
Marco Bertaiolli (PSD), antecessor de Melo na Prefeitura, deixou o cargo com 92% de aprovação.
Na eleição deste domingo (29), Marcus Melo teve apenas 41,61% dos votos válidos.
Entre as ações de Melo na Prefeitura que desagradaram os mogianos, a decisão de aumentar expressivamente o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) foi uma das que mais impactaram nos resultados da eleição municipal.