PUBLICIDADE

Conta de luz terá cobrança extra a partir desta terça-feira (1), na região e em todo o Brasil

A partir desta terça-feira (1), a conta de luz será cobrada com a bandeira vermelha patamar 2, o que representa uma taxa a mais de R$ 6,24 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) que forem consumidos.

A decisão foi contrária ao que a própria Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) comunicou no dia 26 de maio, quando afirmou que não haveria cobrança extra na conta de luz até o final deste ano.

“Trata-se de mais uma medida emergencial da agência para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19”, destacou a Aneel na ocasião.

No entanto, a diretoria da Aneel decidiu nesta segunda-feira (30), anular a medida que mantinha as contas de luz em bandeira verde, incluindo na cobrança a bandeira vermelha patamar 2, o maior valor no sistema de bandeiras da agência.

De acordo com o relator da proposta, Efrain Pereira da Cruz, a bandeira foi retomada em razão do consumo irresponsável em relação ao que era no início da pandemia.

“Naquele momento a agência teve a sensibilidade de suspender o mecanismo de cobrança das bandeiras, mas neste momento, guardando a governança do setor elétrico brasileiro, se mostra necessário reativarmos a bandeira para conscientizarmos a população do uso racional e eficiente de energia elétrica”, explicou o relator.