Nesta sexta-feira (26), é celebrado o Dia de Nossa Senhora de Sant’Ana em alguns estados do Brasil. Na região do Alto Tietê, a data é feriado municipal em Mogi das Cruzes.
Para os católicos, Sant’Ana é mãe de Maria e avó de Jesus Cristo, mesmo não havendo registros em passagens da Bíblia, livro sagrado para os cristãos. As informações sobre ela foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, discípulo de Jesus Cristo, um livro escrito provavelmente no primeiro século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos.
Por isso, Mogi das Cruzes recebeu o nome da santa para a principal igreja da cidade, a matriz, criada em 1º de setembro de 1611. O local só foi consagrado como igreja no dia 28 de setembro de 1884.
Além do Dia de Sant’Ana, em 26 de julho também é comemorado o Dia de São Joaquim, marido da santa, ambos avós de Jesus Cristo.
Últimas Notícias
- Bora ali? 4ª Parada LGBTQIAPN+ em Poá, MC Daniel e Grelo em Mogi das Cruzes, peça gratuita em Suzano e o melhor do fim de semana na região; confira
- Com mais de 25 anos de experiência, Autoescola Ideal, em Suzano, oferece condições especiais para quem deseja obter a CNH
- Alças de saída do Rodoanel em Suzano terão projeto concluído no início de 2025, segundo Governo do Estado
Para os devotos, Sant’Ana auxilia em casos de infertilidade por ter passado por isso com seu marido, até dar à luz milagrosamente a Maria, mãe de Jesus Cristo.
Nesta sexta-feira (26), haverá uma celebração da Solenidade de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria Santíssima, às 16 horas, onde os fiéis sairão em procissão pelas ruas centrais do município e, em seguida, participarão da Santa Missa presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini, na Igreja Matriz às 18 horas.
Para celebrar toda essa história de Sant’Ana, a matriz de Mogi das Cruzes está realizando uma festa social até este domingo (28), a partir das 18 horas.
Aos interessados, a Catedral de Sant’Ana fica na Praça Coronel Benedito de Almeida, sem número, na região central. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2312-6007.