PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

No Campeonato Paulista de Boxe, filhos do pugilista mogiano Jackson Durães são campeões

Kelvin e Laion Durães se sagraram campeões paulistas de boxe, no último domingo (29), após vencerem as finais de suas categorias, em Carapicuíba. O título do Campeonato Paulista de Boxe Elite e Juvenil de 2022 só confirmou novamente o que todos já sabem: o boxe está em seu sangue. Filhos do ex-pugilista mogiano, Jackson Durães, que faleceu em 2021 devido ao coronavírus (Covid-19), os garotos foram acompanhados de sua mãe, Elisângela Durães, que contou ao HojeDiario.com como tem sido ver a ascensão dos filhos novamente no esporte.

Segundo ela, devido à pandemia, os jovens ficaram sem lutar por quase três anos. Vê-los, porém, agora na final de uma competição tão importante tem sido empolgante.
“Está sendo uma satisfação vê-los tão empenhados novamente depois de quase três anos parados por conta da Covid-19, e mais ainda por terem perdido o pai há um ano”.

Elisângela, que também é ex-pugilista e tem 42 anos, conta que a morte de Jackson, com quem foi casada por 23 anos, foi um baque para toda a equipe e família, que estavam formadas em volta da liderança do pai.
“Jackson sempre esteve à frente de tudo: treinos, competições, puxões de orelhas. Depois que ele partiu nos deixou esse legado. Construímos a família no esporte. Nós fomos competidores, fizemos de nossos filhos uma família de competidores que tiveram muitas conquistas tanto dentro quanto fora de São Paulo, disse.

Depois da morte da precoce morte de Jackson, aos 44 anos, devido à complicações da Covid-19, Elisângela disse que a família pensou em abandonar o esporte.
“Estávamos todos sem vontade de voltar a seguir a caminhada do boxe, nos faltava força para seguir em frente sem o pai”, contou.  

“Na verdade, eu até hoje não consegui voltar totalmente. Dou aula para os meninos, ajudo nos treinos, acompanho nas lutas, mas ainda sentindo que está faltando o essencial: o pai treinador, companheiro, conselheiro”, continuou.

Junto de seu marido, Elisângela conquistou muitos títulos regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. Após a aposentadoria, eles atuavam juntos no Centro de Treinamentos e Lutas de Mogi das Cruzes. Depois da morte de Jackson, a Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou o Centro de Artes Marciais Jackson Durães, no distrito de Jundiapeba, em homenagem ao pugilista.

Apesar da dor de continuar nessa caminhada sem Jackson, ela comemorou o retorno e o título de seus filhos nos ringues.
“Agora estamos retornando, refazendo a equipe, e, graças a Deus, eles estão se destacando novamente”, destacou.

Ambos foram vencedores em suas categorias: Laion tem 21 anos e venceu na categoria Elite 60 kg. Já Kelvin tem 17 anos e venceu pela categoria Juvenil 60 kg. Kelvin ainda foi campeão na categoria de Equipe Juvenil, com outros três jovens. Apesar dos títulos, Elisângela disse que “por eles voltarem a competir, já é uma vitória”.

A expectativa agora é de que sejam reconvocados para a seleção brasileira. “Como eles fizeram ótimas lutas e até foram aplaudidos pela Presidente da Febesp [Federação de Boxe do Estado de São Paulo], Cidinha Oliveira, isso tudo nos coloca, como equipe, na torcida para que o Laion e o Kelvin sejam convocados para representar São Paulo no Campeonato Brasileiro. Quem disputa o Brasileiro e conquista a classificação entre os três primeiros tem grandes chances de fazer parte da Seleção Brasileira de Boxe”, explicou.

Apesar da grande torcida, a mãe diz não pressionar os garotos, deixando-os livres para decidirem seu futuro.
“Laion já tem vários títulos, dentro e fora do estado, e já fez parte da Seleção Brasileira de Boxe. O Kelvin tem ainda pouco tempo de competição, mas já participou do Campeonato Brasileiro. Os dois têm grandes chances e um futuro para decidir como será seu desempenho. Eu não os forço a nada. Deixo o futuro ao livre-arbítrio deles”, falou.

Por fim, Elisângela comemorou o título dos filhos, exaltando seu talento e os parabenizando pela conquista.
“Foi feito um ótimo trabalho entre a equipe para que eles conseguirem chegar até a final. Eles serem Campeões foi uma dádiva, um mérito deles. A Equipe Durães de boxe está renascendo”, finalizou.

Kelvin Durães como campeão de sua categoria; Foto: Arquivo Pessoal
Laion como campeão em sua categoria; Foto: Arquivo Pessoal
Kelvin também campeão com sua equipe; Foto: Arquivo Pessoal

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario