PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Substitua…”, por Padre Claudio Taciano

O verbo odiar não oferece nada de bom e de positivo para quem o conjuga e o tem como sentimento. Sob qualquer ótica o ódio não faz bem. É um veneno tão nocivo, que até quem o oferece, sente seus nefastos efeitos. Se eu tenho dificuldade com alguém eu me afasto para preservar a situação e a mim mesmo. Quem não deseja viver num ambiente de harmonia e respeito? Todos nós, não é mesmo?

Mas como “transpirar” paz com o coração envenenado e tomado pelo ódio? Não concordar e não aceitar não significa odiar. A justiça não senta na cadeira do ódio. Em nível religioso Jesus, tendo sido pregado na cruz, perdoou até seus algozes. Boas frutas oferecem bons sucos. É bom e saudável tirar todo sentimento ruim que pesa, entristece e aprisiona o coração.

A oração, no sentido espiritual, é um banho de amor divino no coração decepcionado. Este banho cura as feridas escondidas e imperceptíveis até para o mais atento cientista. Substitua o verbo “odiar” por “preservar”. Repita para si mesmo: ” Eu preservo no meu interior a paz dada por Deus a mim, e tiro de dentro de mim, tudo que me faz sofrer.” Substitua lentamente tudo que nutre e sustenta o mau humor.

O que lhe causa alegria? O que lhe motiva? Busque dentro de si todas as lembranças que alegram a sua alma. Que fazem a paz aflorar. Quando permanecemos na luz, a escuridão fica para trás. Não desenvolva nada que torne seu dia mais pesado e sua vida mais triste. Quando reclamamos excessivamente, de tudo e de todos, estamos desperdiçando energia e tempo, e afastando boas amizades. Como se não bastasse os problemas externos, o murmurador traz a tempestade para dentro de si.

Não conseguimos controlar tudo que está em nossa volta, então saber conviver com aquilo que nos incomoda não significa conformismo, mas resistência e fortaleza. Conjugue o verbo “agradecer” exaustivamente. A gratidão torna a alma mais leve e feliz. Antes de exigir, pedir ou insinuar a mudança de alguém, que tal buscarmos efetivamente a nossa mudança?

Não precisamos correr, ter pressa, mas somente um pouquinho de atenção e inspiração, e tudo vai se ajustando. Sigamos em frente, portanto, transformando nossos pesadelos em sonhos. Deus nos abençoe e nos proteja. Amém.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)