Muito provavelmente você já ouviu falar que toda empresa precisa estar na internet. Mas já refletiu sobre qual a real importância disso? O que a sua empresa – e você – ganha por ter a chamada “presença digital”?
- Atrair novos públicos
- Estar na internet é como ter um ponto físico. A diferença é que você atinge um número (bem) maior de pessoas. E há várias formas de fazer isso, como criar:
- – um site para a empresa;
- – uma página nas redes sociais (Facebook, Instagram etc.);
- – uma conta de negócios no WhatsApp Business ou iFood;
- – uma página no Google Meu Negócio, entre outros.
E dependendo do ramo de atividade da sua empresa, é possível criar uma presença digital ainda mais direcionada para o seu público, como um e-commerce (loja virtual). Com uma presença digital, o público pode chegar até você por meio de pesquisas, anúncios e até aquela indicação que um amigo fez, mas que a pessoa preferiu conferir na internet para ver se era “tudo aquilo mesmo”.
Últimas Notícias
Ter uma página bem cuidada na internet, com conteúdo novo e atrativo, faz com que o cliente chegue até você – no físico ou no digital – com mais interesse e menos dúvidas, o que facilita muito no dia a dia.
- Economizar com aluguel
- Uma das coisas que fomos obrigados durante a pandemia foi cortar gastos. Por conta disso, vários negócios optaram por fechar suas lojas físicas e investir o dinheiro em marketing e logística. Funciona para todo mundo? Nem sempre. O importante é você analisar qual o perfil do seu negócio e ver se compensa ter um espaço para as pessoas comerem ou se compensa mais contratar motoboys para o delivery, por exemplo.
- Atender mais clientes
- Imagine a seguinte situação: você abriu uma loja de doces e cuida do espaço sozinho(a). Como não tem ajudantes, cada cliente que entra é atendido por você. Quantos minutos leva entre explicar todas as opções que você vende e o cliente decidir qual doce comprar?
Pode ser rápido, mas também pode ser bem demorado, não é? Agora imagine vários potenciais clientes tendo acesso ao seu cardápio e escolhendo o que desejam, no tempo deles e, ao mesmo tempo, sem te prender…
E é isso que a presença digital permite. Porém, usar a internet para alavancar os negócios pode trazer mais problemas, se você não tomar cuidado com as seguintes situações:
Ausência de qualidade
Aqui não tem jeito: se o seu produto ou serviço não tem qualidade – e isso vai desde o preparo de um alimento à planta de uma casa – a internet pode se tornar um canal para as reclamações dos seus clientes. E para resolver isso, não há outro jeito que não seja melhorar a qualidade do que a sua empresa oferece.
Um grande exemplo disso são os restaurantes que utilizam o iFood: as fotos são lindas, o cardápio é bem escrito e o preço, justo. Quando a refeição chega na casa do cliente, a carne está estragada e falta o arroz. Mesmo que a empresa realize a troca do pedido – o que fará com que o cliente espere ainda mais tempo – dificilmente ele voltará a comprar de você outra vez. E aí não dá para culpar a internet.
Ter uma vitrine “bagunçada”
Um dia, você se empolga e decide fazer uma página no Instagram para a sua empresa. Um mês depois, o feed só traz o post de inauguração e a foto de um produto qualquer. Pode parecer algo bobo, mas se coloque no lugar do possível cliente: você levaria uma loja assim a sério?
Considerando que a internet é a sua “vitrine digital”, é importante ter um cuidado especial com a aparência e apresentação dos seus produtos, além de manter tudo atualizado. Então, é aquela coisa: vai fazer? Faz direito, com cuidado e carinho, afinal é a representação digital da sua empresa.
Não cuidar do atendimento
A sua empresa preza pela qualidade e a presença digital é maravilhosa. O que pode dar errado? O momento do contato do cliente. E há algumas formas desse tipo de situação acontecer, como:
- – Muito tempo de demora para responder;
- – Mensagens com erros de português, abreviações ou com o CAPS LOCK ATIVADO O TEMPO TODO (passa a sensação de que você está gritando com o cliente, rs);
- – Respostas secas, sem um “bom dia” ou “muito obrigado(a)”, por exemplo.
Por isso, vale a pena pesquisar sobre como profissionalizar o atendimento ao cliente e colocar isso em prática, sozinho(a) ou conversando com a sua equipe. Vale, também, conversar com as pessoas à sua volta – incluindo os seus clientes – para receber um feedback sobre o atendimento da sua empresa.
Para finalizar: você não precisa abrir mão do atendimento físico para investir no digital, e vice-versa. Empresas que buscam crescimento usam a internet para criar uma ideia de desejo em potenciais clientes, e confirmam as impressões positivas durante e após a venda, seja esta em uma loja física ou digital.
Gostou deste texto? Achou a linguagem bacana?
Então, não deixe de conferir mais artigos na minha coluna no “Hoje Diário”, com textos rápidos e direto ao ponto, sobre Direito do Trabalho, LGPD e Empreendedorismo. Para enviar dúvidas, sugestões e acompanhar dicas para você e sua empresa, basta seguir @rebeka__assis no Instagram ou acessar www.rebekaassis.com.br.
Ótimo dia e ótimo trabalho!
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)