O projeto Inclusão Digital nas Escolas chega, nesta sexta-feira (16), à Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos.
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Nurimar Martins Hiar será beneficiada com a entrega de 25 tablets, às 15 horas, além da capacitação e formação dos professores para a utilização de tecnologia e ferramentas digitais nos planos de ensino, que ocorrerá às 8 horas.
O evento, que marca a chegada do projeto à escola e o início da capacitação, contará com a presença de autoridades municipais, incluindo a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, e lideranças comunitárias.
Últimas Notícias
- Gusttavo Lima, Belo e outros: Bertioga realiza “Verão é Show” com atrações musicais e evento de churrasco a partir de 20 de dezembro
- Suzano exibe gratuitamente o filme “Aqui Deste Lugar” em celebração aos 20 anos do Bolsa Família
- Bora ali? 4ª Parada LGBTQIAPN+ em Poá, MC Daniel e Grelo em Mogi das Cruzes, peça gratuita em Suzano e o melhor do fim de semana na região; confira
Fruto de uma parceria entre o Instituto EDP, gestor dos investimentos sociais do Grupo EDP no Brasil, e o Instituto Mpumalanga, o projeto visa promover a inclusão digital em escolas públicas de todo o país por meio da capacitação de professores, da doação de tablets, e da disponibilização de material e conteúdo digital a ser trabalhado em sala de aula. O objetivo é atrair os alunos com atividades lúdicas, educacionais e interativas, com linguagem pensada especificamente para cada ciclo escolar.
A EMEB Nurimar Martins Hiar conta atualmente com 40 professores e cerca de 600 alunos do 1° ao 5° anos. Segundo Vivian Schaeffer, que coordena o projeto pelo Instituto Mpumalanga, “a proposta é dar apoio a uma educação de qualidade e dinâmica, com conteúdos modernos e atrativos aos alunos e professores que, muitas vezes, também não se sentem familiarizados com a tecnologia em si. Pretendemos aproximar e integrar todos da sala de aula”.
O projeto Inclusão Digital nas Escolas faz parte do programa EDP nas Escolas. O principal objetivo é promover a transformação social das comunidades por meio da educação e da cidadania, utilizando a tecnologia como aliada e contribuindo para a melhoria dos indicadores e qualidade de ensino. Em 2023, o EDP nas Escolas tem como tema Energias Renováveis.
“Acreditamos na educação como um dos pilares com maior potencial de transformar a sociedade. São mais de 20 anos contribuindo com a formação de crianças e adolescentes, e com a melhoria dos indicadores de educação. Mais importante que os números de professores e alunos impactados, é o reconhecimento que temos dos diretores escolares, que avaliam que o programa tem contribuído fortemente com o desempenho educacional, incentivando a leitura e a escrita, e a inclusão digital”, destaca Dominic Schmal, diretor do Instituto EDP.
Em dois anos de atividades, o projeto Inclusão Digital nas Escolas já fez a doação de 800 tablets, impactando positivamente mais de 12 mil alunos e mil professores. Cerca de 13 mil crianças e 940 professores em 51 escolas nos estados de AP, CE, ES, GO, MT, PA, PB, RN, RS, SC, SP e TO devem ser beneficiados pelo projeto em 2023.
O projeto está alinhado com a agenda 2030 da ONU, que estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem atingidos nos próximos sete anos. Somente com esta iniciativa, a EDP colabora para as metas dos ODS 1 (erradicação da pobreza), 4 (educação de qualidade), 10 (redução das desigualdades) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis).
A EMEB Nurimar Martins Hiar está localizado na Avenida dos Mutirantes, em Ferraz de Vasconcelos.