A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizará no próximo sábado (21), a 1ª Caminhada Contemplativa ao Pico do Urubu, com intuito de promover aos moradores uma oportunidade especial de lazer em meio a natureza, além de visitar um dos principais pontos turísticos da cidade.
Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte em parceria com a Coordenadoria de Turismo, o evento será realizado em dois períodos, de manhã e à tarde.
O passeio cultural inicia na via Perimetral e terá aproximadamente 5 quilômetros de extensão até o mirante do Pico do Urubu. Os visitantes serão distribuídos em dois grupos acompanhados por monitores, com saída prevista às 8 horas, no período da manhã, e às 14>30, no período da tarde.
Últimas Notícias
- Operação “Tráfico Zero” apreende mais de 700 porções de drogas em Itaquaquecetuba
- Gusttavo Lima, Belo e outros: Bertioga realiza “Verão é Show” com atrações musicais e evento de churrasco a partir de 20 de dezembro
- Suzano exibe gratuitamente o filme “Aqui Deste Lugar” em celebração aos 20 anos do Bolsa Família
Ao longo da caminhada, pontos de descanso e hidratação serão instalados, além de um veículo de apoio que acompanhará os participantes durante a subida. Além disso, os visitantes serão contemplados com uma atração especial do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.
O Pico do Urubu é um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade de Mogi das Cruzes. Localizado a mais de 1.100 metros acima do nível do mar, o espaço é o local mais alto do município, promovendo ao público uma área reservada a contemplar a natureza, além de um vista especial para a cidade, quanto para as colinas da Serra do Itapeti e para a observação do pôr do Sol.
A área oferece uma região para a prática de diversos esportes de aventura, tais como caminhada em trilhas, mountain bike e voos de paraglider ou parapente. Durante os finais de semana, o local recebe inúmeros praticantes de modalidades de voo livre que aproveitam a estrutura para praticar o esporte.
As trilhas disponíveis no local podem ser utilizadas por praticantes de diversas modalidades esportivas praticadas na natureza, tais como, Trekking, Downhill (descida de bike em alta velocidade) e 4×4. Com o intuito de facilitar o acesso e os deslocamentos dos visitantes, a Prefeitura instalou uma placa com “QR Code” com o objetivo de apresentar a localização das trilhas e as informações sobre cada uma delas, incluindo o trajeto, a distância, a elevação e a modalidade ideal de cada percurso.
Ao todo, oito trilhas estão identificadas no local: Trilha da Onça, Trilha da Aranha, Trilha do Brasília, Trilha do Mirante, Trilha do Espelho I e II, Trilha da Avalanche, que podem ser exploradas a partir do Pico do Urubu, além da Trilha da Santa Terezinha que o acesso é efetuado pelo Jardim Aracy ou Estrada da Moralogia. É importante ressaltar que a Prefeitura orienta aos visitante que realizem a trilha sempre acompanhado de guias de turismo especializados.
As inscrições se encerraram na última segunda-feira (16).