Foi entregue na manhã desta terça-feira (4) o reservatório do Piscinão da Vila Romana, em Poá. O projeto do reservatório teve início em 2004, sendo idealizado para evitar alagamentos da região central durante o período chuvoso.
A entrega que foi realizada pelo prefeito de Poá, Gian Lopes, e pelos secretários municipais e vereadores, foi transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Poá e do chefe do Poder Executivo.
Últimas Notícias
- Em Poá, cerimônia oficializa progressão de carreira de 53 guardas civis municipais
- Atenção: em Poá, idosa cai em golpe e perde R$ 12 mil para falsas agentes de controle de dengue
- Prefeito de Poá celebra leilão das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que atendem a cidade; investimentos devem beneficiar o município
“O combate às enchentes em Poá sempre foi uma grande preocupação da nossa administração. Encontramos essa obra do Piscinão paralisada e trabalhamos muito para concluí-la. A entrega do reservatório do piscinão é crucial para evitarmos o registro de enchentes e alagamentos na cidade. Também é preciso parabenizar a iniciativa do ex-prefeito Eduardo Carlos Felippe, o Eduardão, que deu início a este projeto e agora tenho a felicidade de entregá-lo para a nossa população”, explicou o prefeito.
O ex-secretário de Obras do governo Eduardão, João Francisco França Lopes, reforçou que foi feito um projeto em 2004 para construção do Piscinão da Vila Romana.
“Apresentamos o projeto para os governos do Estado e Federal para conseguir os recursos. Já nesta época foi detectado que precisaríamos de um complexo como este para o combate às enchentes na cidade. Pra mim é motivo de muita alegria e satisfação ver a conclusão dessa obra” comentou.
O atual secretário de Obras, Augusto de Jesus, disse ser um momento histórico para Poá e ressaltou que todas as bombas do reservatório de água também estão funcionando.
“Existe um sistema automático de controle de nível do reservatório e do Córrego Itaim através de sensores. Com isso o acionamento das bombas é automático, não necessitando um de um operador local. Na prática, o piscinão já está em operação há alguns meses para evitar alagamentos da região central durante o período chuvoso, porém agora com 100% da sua capacidade”.
O piscinão tem 14 metros de profundidade e capacidade de armazenar até 210 milhões de litros de água. O reservatório conta com sete bombas para a drenagem, sendo que seis delas são de alta capacidade, com vazão de 500 litros por segundo, e uma de menor potência para auxílio na retirada da água acumulada abaixo de meio metro de profundidade.


