O vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) confirmou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (19) que as 645 prefeituras de São Paulo terão autonomia para decidir se vão ou não acompanhar o cronograma previsto pelo Estado para o retorno presencial às aulas nas redes pública e privada. A previsão é que as escolas possam reabrir parcialmente para aulas de recuperação a partir de 8 de setembro.
Em Suzano, a decisão será tomada pelo atual prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL).
“O decreto vai definir critérios objetivos para a volta opcional as aulas, lembrando também o papel e a autonomia das prefeituras, com base nas Vigilâncias Sanitárias locais, para a definição de normas mais restritivas”, explicou o Vice-Governador. “Há o compartilhamento de responsabilidade com os municípios. Desde o primeiro dia, o Plano São Paulo tem essa previsão e administração conjunta da pandemia”, acrescentou Garcia.
Últimas Notícias
- CPTM “aposenta” trens da Série 2000, que operaram durante anos nas linhas 11-Coral e 12-Safira, atendendo Suzano, Mogi das Cruzes e região
- Testes: Trens da linha 11-Coral da CPTM, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região, vão operar até a Estação Palmeiras-Barra Funda a partir de domingo (15)
- MC Paiva é alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta (12); joias foram apreendidas na casa do funkeiro em Mogi das Cruzes
A Secretaria de Estado da Educação autorizou a abertura gradual das escolas nas cidades que estão na fase amarela do Plano São Paulo em duas datas distintas. A partir do dia 8 de setembro, a retomada atenderia apenas alunos com mais dificuldade de aprendizado em atividades de reforço. A retomada efetiva, mas ainda gradual e restrita do calendário letivo, é prevista para 7 de outubro.
Mas o secretário de Educação Rossieli Soares destacou que os prefeitos podem criar calendários próprios e planos mais restritivos, com base nos dados epidemiológicos regionais. Se uma eventual decisão municipal diferir do calendário proposto pelo Estado, a medida local valerá para todas as escolas públicas e privadas daquela cidade.