Nos últimos dias, o programa Hoje no Ar – Destaque Político, comandado pelo apresentador Osmar Wang, entrevistou o pré-candidato a prefeito de Suzano Lisandro Frederico (AVANTE).
O programa tem como objetivo dar espaço para que os cidadãos exerçam seu papel, conhecendo melhor a cada pré-candidato e escolhendo de maneira consciente seu representante, sem ceder ao conformismo ou ao não votar.
O entrevistado do quarto programa especial, Lisandro, é natural de Suzano, tem 32 anos, é solteiro e não tem filhos. O pré-candidato é formado em Comunicação pela Universidade de Braz Cubas e também cursou Gestão de Qualidade pela Universidade de Mogi das Cruzes.
Últimas Notícias
- Durante reunião familiar, criminosos invadem imóvel em Suzano e matam homem após assalto; vítima tentou proteger o pai
- Dezembro Vermelho: Suzano intensifica ações de combate ao HIV com testagens e distribuição de insumos
- Operação da Polícia Civil em Suzano combate mercado clandestino de fios e cabos elétricos
Lisandro percorreu uma longa trajetória no ramo bancário, tendo sua carreira dedicada à gestão de projetos e coordenação de equipes.
O pré-candidato é muito conhecido em Suzano pelas ações sociais que promoveu e que promove até hoje. Lisandro contribuiu com a fundação da ONG PAS (Projeto Adote Suzano). Por meio da equipe de voluntários contribuiu com toda região do Alto Tietê, desenvolvendo diversos projetos de proteção aos animais.
E foi por meio deste trabalho social que Lisandro se inseriu no meio político, este que antes não lhe promovia nenhum tipo de interesse em ter envolvimento. Em 2016 ele foi eleito como vereador em Suzano, sendo o terceiro candidato mais votado.
Inicialmente este tema já é abordado por Osmar Wang, e Lisandro explica que o descontentamento dele quanto ao descaso do poder público para com a população foi o que o motivou a entrar na política.
“Eu costumo dizer que é essa revolta que me motiva diariamente, porque para muita gente parece que ser político é uma coisa legal, bacana, que ganha dinheiro, mas quando queremos trabalhar certo, quando queremos fazer um trabalho justo, o sistema naturalmente quer te ver longe de lá. Isso porque muitas vezes você é um empecilho para alguns trabalhos que não são democráticos, para alguns trabalhos de pessoas que trabalham contra a democracia, contra o formato limpo de fazer política, contra política com o “P” maiúsculo, que é a que eu acredito.”
explicou Lisandro.
Lisandro sofreu três tentativas de cassação de seu mandato, fato que repercutiu muito nos veículos de comunicação da região. O pré-candidato então contou melhor sobre o ocorrido.
“A primeira das tentativas aconteceu porque eu simplesmente fui na internet falar que eu era contra as férias de 90 dias para os vereadores. Isso causou um desconforto dentro da câmara, então tentaram entrar com um pedido de comissão de ética, não conseguiram prosperar com isso, até que no final do ano passado fizeram uma armação, por pessoas inclusive que são ligadas ao prefeito, são próximas dele. Elas fizeram uma armação e tentaram imputar a mim um crime, mas também não fui cassado por esse motivo, eu fui absolvido.”
disse Lisandro.
Lisandro esteve a frente da ONG Pas por 5 anos, lutando pela causa animal, e, por com esta mesma causa, ele se elegeu, se comprometendo a propor propostas sobre ela dentro da câmara.
“Aqui em Suzano a gente começou querendo criar o orçamento participativo para a causa animal. A primeira dificuldade que eu encontrei foi encontrar recursos, eu tinha um termo de compromisso com do atual prefeito comigo na época, que ia dar andamento a alguns projetos na causa animal, por isso a gente criou o orçamento participativo no início do mandato, onde fizemos reivindicações para o orçamento da causa animal. Aí foi minha primeira grande frustração, porque o prefeito não dedicou 1 real para a causa animal, não dedicou absolutamente nada. Então eu tinha comigo o objetivo de conquistar os meus projetos sem o apoio do prefeito, isso foi muito difícil, mas mesmo assim eu consegui trazer todos os projetos que eu me comprometi para Suzano. Hoje temos a campanha de castração gratuita, a fiscalização de maus-tratos, a microchipagem dos animais e o atendimento público veterinário.”
contou Lisandro.
Sendo pré-candidato pelo partido Avante, Wang pergunta a LIsandro sobre seu projeto de plano de governo.
“Nosso plano de governo não está pronto, inclusive a lei eleitoral não permite neste período. Nosso projeto está em desenvolvimento, e eu vou até falar aqui em primeira mão que nós estamos prestes a lançar na quinta-feira (27) uma plataforma digital de participação popular, para que as pessoas possam participar do nosso plano de governo, para enriquecer o que a gente já tem como base. Mas uma das características principais do nosso projeto de governo é justamente a participação popular, lá na frente, óbvio, na prefeitura isso ocorrerá através de conselhos, participação popular dentro da câmara, isso pode fazer um governo melhor, mas nós queremos começar isso já na construção da nossa campanha.”
afirmou Lisandro.
Lisandro Frederico ainda abordou questões sobre irregularidades nas contas da Prefeitura de Suzano, sobre o excessivo faturamento da imprensa quanto a pagamentos feitos pela Prefeitura e sobre seu relacionamento conturbado com o atual prefeito Rodrigo Ashiuchi.
Mas se você perdeu esta entrevista ao vivo não se preocupe, você ainda pode assisti-la na íntegra abaixo.