O pronto-socorro do Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, passará a atender apenas casos graves de emergência a partir da próxima terça-feira (15). Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde informou que os pacientes com quadros mais simples deverão procurar por unidades de pronto atendimento, como as UPAs e as UBS.
De acordo com a pasta definida pela Comissão de Intergestores Regional (CIR) em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, o objetivo da medida é melhorar o funcionamento e a estrutura do hospital.
Últimas Notícias
- Deputados visitam Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes para tratar de hospital-maternidade e estreitar diálogo com vereadores da cidade
- Bora Ali? Renato Albani, Mussa e Parada LGBTQIAPN+ em Suzano, rapper americano Afu-Ra em Ferraz de Vasconcelos, tributo a Rita Lee em Mogi das Cruzes e o melhor do fim de semana
- Mogi Basquete realiza amistoso contra equipe universitária dos Estados Unidos e segue preparação para a temporada 2025/26
Visto que 73% dos atendimentos habituais do pronto-socorro do Luzia envolvem pacientes com dor de cabeça, gripe e trocas de receitas médicas. E de acordo com a Secretaria, esses casos sobrecarregam a unidade, quando poderiam ser resolvidos em serviços de pronto atendimento.
Com a mudança, o PS passará a atender casos mais complexos, dos quais o hospital possui perfil para dar assistência, como por exemplo, traumas, acidente vascular cerebral (AVC), infartos e casos de vítimas baleadas. Sendo assim, serão atendidos com mais precisão, pacientes em riscos e casos de urgência, que chegam à unidade através de ambulâncias, serviços de resgate, ou em casos de transferências vindos de outros hospitais.
A recomendação passa a ser que os pacientes com quadros de saúde mais simples, busquem serviços de pronto atendimento, como os oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).