O Ministério da Saúde incluiu a CoronaVac no plano nacional de vacinação do Governo Federal nesta quarta-feira (16). Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, qualquer vacina desenvolvida no Brasil terá espaço no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Todas as vacinas produzidas no Brasil, ou pelo Butantan, pela Fiocruz ou qualquer indústria, terão prioridade do SUS e isso está pacificado”, afirmou o ministro.
Últimas Notícias
Durante a coletiva no Palácio do Planalto, o Ministério também divulgou o plano nacional oficial de imunização. “O mais importante de hoje aqui não é apresentar o plano. O mais importante hoje é nós demonstrarmos que todos os estados estão juntos, todos os estados da federação serão tratados de forma igualitária, proporcional, não haverá nenhuma diferença”, ressaltou.
Falando sobre a vacina contra a Covid-19, Pazuello questionou: “Para que essa ansiedade, essa angústia?”
Ainda de acordo com ele, toda a população receberá as doses da vacina gratuitamente. “Não se preocupem com a logística. A logística é simples, apesar do nosso país ser desse tamanho, nós temos estrutura, nós temos companhias aéreas, nós temos Força Aérea Brasileira, nós temos toda a estrutura já planejada e pronta.”
Pazuello informou que além do auxílio do Ministério da Defesa no processo de logística, os estados receberão todo o material para a vacinação, e cada um será responsável pela distribuição nos territórios. Ou seja, o governo estadual será o responsável por fazer as doses chegarem até os municípios, que aplicarão as vacinas.
“Temos 300 milhões de doses negociadas, algumas com recursos para isso. Temos provisão de MP (Medida Provisória) a ser assinada de R$ 20 bilhões. Temos capacidade de transcender e superar desafios. E ao final, toda vez sai mais forte, confiante e mais unido”, avaliou o ministro.