Nesta semana, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, disse que o aumento da conta de luz deve passar de 20%, mas que a decisão só será tomada no final do mês de junho.
Esse aumento seria o primeiro desde 2019, já que em 2020 não houve reajuste por causa da pandemia, tendo a bandeira verde levantada de junho a novembro. O aumento exponencial se deve a crise hídrica que o país enfrenta, a pior dos últimos 91 anos. Com os reservatórios em níveis baixíssimos, mais usinas termoelétricas devem ser acionadas, aumentando assim as cobranças para custear esse sistema.
Últimas Notícias
- Secretário de Governo de Suzano, Alex Santos, cumpre agenda em Brasília para novas parcerias
- “Não nos impeça de respirar”: paciente paliativa de câncer, moradora de Suzano, cobra lei que oferece medicação e tratamento oncológico gratuito por meio do SUS
- Emoção, cultura e tradição: Câmara de Vereadores de Suzano realiza sessão solene que comemora 117 anos da imigração japonesa com homenagem a empresas, autoridades e morador de 104 anos; assista
“Só temos praticamente água para atender a geração de energia do país até novembro. Até lá, teremos que atender os país com as térmicas e isso tem um custo”, disse o diretor da Aneel.
As usinas hidroelétricas são responsáveis atualmente por 62% da energia produzida em todo o Brasil, mas dependem do regime hídrico de onde estão localizadas. Com a escassez de chuva, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste, as principais bacias hidrelétricas do país são atingidas.
Diante disso, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) liberou, em maio e fora da ordem de mérito, todos os recursos da geração termelétrica. A Aneel estimou o custo do despacho em R$ 8,99 bilhões, dos quais R$ 4,3 bilhões foram usados somente de janeiro a abril de 2021. Segundo Pepitone, esses custos a mais gerarão um aumento médio nas tarifas de energias dos brasileiros de 5%, valor que será repassado a partir de 2022.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario