Prefeitura de Suzano testará grande projeto para ajudar pessoas a pararem de fumar

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Suzano anunciou nesta semana, um novo serviço de acolhimento aos cidadãos usuários de tabaco que começará a ser testado nos próximos dias.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o projeto ‘Cuidado à Pessoa Usuária de Tabaco’ selecionará, numa primeira etapa, algumas pessoas para compor os grupos de apoio e receber acompanhamento multidisciplinar por três meses.

Os selecionados serão encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII, no centro, e Professor João Olímpio Neto, no Jardim Casa Branca. A previsão é de que um grupo seja formado no final de junho e o outro no começo de julho.
Durante esta fase, as vagas serão ofertadas para pacientes já identificados pelas unidades. A expectativa é que, com o progresso dos encontros, o projeto se consolide e amplie o acolhimento para outros pontos do município, assim possibilitando a abertura de vagas à população em geral.

A iniciativa prevê encontros semanais com duração de três meses, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar da Saúde, composta por psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, entre outros profissionais, capacitados junto ao Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) no ano passado. Atualmente, a rede municipal tem à disposição 30 profissionais para atuar no acolhimento e tratamento dos pacientes.  

O objetivo do projeto, que possui o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, é ofertar cuidado aos usuários de tabaco por meio de abordagens sensíveis e ativas, considerando questões comportamentais, emocionais, relacionamentos familiares e sociais, além de influências culturais e processos biológicos e fisiológicos do tabagismo, que afetam o consumo e a dependência.

Ao longo dos encontros, estes agentes municipais terão contato com as vivências de cada participante e os auxiliarão a lidar com os desafios relacionados à dependência do tabaco, possibilitando alternativas metodológicas de interrupção ou redução do uso, com acompanhamento terapêutico constante e disponibilização de medicamentos, de acordo com a necessidade.

Segundo o chefe da pasta, Pedro Ishi, os resultados desta primeira fase servirão para aprimorar o Projeto de Cuidado à Pessoa Usuária de Tabaco e posteriormente disponibilizá-lo na rede municipal de Saúde, abrindo inscrições para que o público interessado seja acolhido nos grupos de apoio. “Nossa meta é fornecer todo o suporte necessário para que as pessoas que desejam vencer o vício alcancem seu objetivo, alcançando uma vida mais saudável. A conscientização e o cuidado são muito importantes nesse sentido, pois o uso do tabaco, além de gerar dependência, é um fator de risco para uma série de doenças”, concluiu.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

Deixe um comentário