PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Suzano terá espaço com atendimento 24 horas, voltado para a saúde mental, anuncia Ashiuchi

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, anunciou nesta semana, a criação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com funcionamento 24 horas para atendimento integral às demandas de Saúde Mental na cidade. O lançamento do equipamento está previsto para 2024, por ainda estar em fase de projetos.

Segundo Ashiuchi, a medida busca oferecer um pleno suporte à saúde mental dos munícipes, ampliando o trabalho desempenhado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município.
“Desde 2019 viemos apostando nesse fortalecimento da Saúde Mental em Suzano, que foi duramente penalizada com o impacto da tragédia na Escola Estadual Professor Raul Brasil. De lá para cá, intensificamos os trabalhos com a contratação de mais psicólogos e atuamos fortemente em parceria com a Educação, que recentemente foi premiada com o projeto ‘Prevenir a Violência Escolar’. Agora, queremos dar mais um salto na saúde com esse novo equipamento”, disse. 

O prefeito ainda disse que busca mais recursos para ampliar o atendimento dentro da Saúde da cidade, até mesmo implantando uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“Estivemos em Brasília para viabilizar uma série de melhorias na Saúde. A entrega desse CAPS 24 horas não é só uma meta, mas também a coroação desse trabalho exemplar da RAPS para colocar Suzano como referência em Saúde Mental em todo o Estado de São Paulo, destacou.

O anúncio foi feito por Ashiuchi durante o primeiro encontro intersetorial de fomento à nova política municipal de Prevenção ao Suicídio. A ação faz parte das atividades da campanha “Setembro Amarelo”, que alcançou 20 mil suzanenses nas unidades de saúde ao longo do mês. A expectativa é que o tema seja trabalhado mensalmente por meio de campanhas com articulações em diversos setores e através de uma Rede de Apoio à Pessoa em Risco formada por agentes interlocutores, como líderes religiosos e comunitários, profissionais da Segurança, Educação e Assistência Social, Conselhos Municipais, Associações, Centro de Valorização da Vida (CVV), Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi) e outros grupos de interesse.

Segundo o secretário de Saúde, Pedro Ishi, o objetivo é que Suzano tenha uma conscientização ainda maior sobre o assunto e que tenham uma rede de prevenção capacitada e ampliada.
“O suicídio não é um fato isolado, é uma problemática que precisa ser debatida e prevenida em sociedade. Por isso, é necessário enxergar que a responsabilidade sobre a vida é de todos nós e, a partir dessa ampla rede de apoio, será possível construir novas propostas e estratégias de políticas públicas de valorização à vida. Essa é a nossa missão”, informou.

A coordenadora da RAPS, a psicóloga Dulce Ramos, anunciou que a prevenção contra o suicídio ainda será abordado em diversas capacitações sobre “Acolhimento e fortalecimento de vínculo como ferramenta de prevenção” e “Intervenção em situação de risco”.

Para 2022, a Prefeitura irá desenvolver diversos encontros sobre “Autolesão e automutilação sem ideação suicida”, “Práticas integrativas e complementares e autocuidado”, “Suicídios na Infância e Adolescência”, “Pessoas com doenças degenerativas e autoimunes” e “Público LGBTQIA+”. Entre os meses de agosto e setembro a previsão é de que ainda sejam abordados os temas “Trabalhando com Famílias” e “Comportamento suicida em idoso”.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario