A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta quarta-feira (27), um projeto de lei que acaba com a meia-entrada em eventos culturais e esportivos no estado. A proposta de autoria do deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei, segue agora para sanção ou veto por parte do governador João Doria.
Segundo o texto, o benefício não seria encerrado, mas seria ampliado para pessoas de “0 a 99 anos”, o que tornaria, de certa forma, a meia-entrada o preço padrão dos eventos. Atualmente, o preço especial é oferecido apenas à categorias como estudantes, crianças, idosos e pessoas com deficiência, por exemplo.
Últimas Notícias
- Começar Bem: Projeto da Prefeitura de Suzano aposta no cuidado precoce para o desenvolvimento de crianças de zero a três anos de idade nas unidades de saúde
- Secretário de Assuntos Jurídicos de Suzano registra boletim em delegacia após ter foto usada em golpe
- Itaquaquecetuba promove campanha de arrecadação de garrafas PET para oficinas de ecobrinquedos durante as férias escolares
Os eventos culturais afetados pela mudança na Legislação seriam “salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento ou similares, promovidos por quaisquer entidades, públicas ou privadas, realizados em estabelecimentos públicos ou particulares”.
De acordo com o deputado, a forma como a meia-entrada é feita atualmente faz com que os preços comuns sejam elevados, para compensar a grande demanda do benefício. Ele ainda disse que o projeto é uma demanda do setor cultural do estado.
O PL, porém, vai de encontro a Lei 12.933/2013 que garante aos estudantes a entrada nos ambientes citados no texto, “mediante pagamento da metade do preço do ingresso efetivamente cobrado do público em geral”.
Os deputados da bancada do PT e do PSOL, além dos deputados Janaina Paschoal e Douglas Garcia foram contra a aprovação do projeto.
A Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) se manifestou contra a proposta dizendo que os espaços culturais são essenciais para a formação dos alunos. “O estudante não se forma somente dentro de sala de aula, o acesso à cultura e ao lazer é fundamental na construção do cidadão”, publicaram nas redes sociais. A Une (União Nacional dos Estudantes) também se mostrou contra a medida e disse que “o direito à meia entrada em eventos culturais é uma conquista histórica dos estudantes e essencial para garantir que todos tenham acesso à formação para além da sala de aula”.
O presidente da Assembleia, Carlão Pignatari, que está interinamente no cargo de governador de São Paulo devido a viagem de João Doria a Dubai e da folga de Rodrigo Garcia, disse que pretende vetar o projeto caso chegue a ele enquanto estiver no cargo Executivo.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario
(Matéria com informações da Folha de São Paulo)