A nova pesquisa da Ipespe, encomendada pela XP Investimentos, mostra novamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a frente da disputa pela presidência em 2022.
O petista aparece com 44% das intenções de voto, vinte pontos percentuais de diferença do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 24%, no primeiro turno.
São os mesmos percentuais da pesquisa divulgada na primeira metade do mês de janeiro. Os dois principais candidatos são seguidos pelo ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), ambos com 8%. Logo atrás, aparece o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2 pontos percentuais.
Últimas Notícias
- Suzano S/A é a primeira empresa brasileira a receber certificações internacionais de sustentabilidade para a lignina kraft e a celulose microfibrilada
- Prêmio Guará – Destaques do Ano: Eduardo Boigues, prefeito de Itaquaquecetuba, é premiado por alcançar a maior votação do Brasil em municípios com mais de 200 mil moradores
- Adolescente atleta de Suzano se prepara para competir no Mundial Infantil de Sumô no Japão; família faz campanha para arrecadar verba
Outros pré-candidatos como os senadores Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Alessandro Vieira (Cidadania) aparecerem cada um com apenas 1 ponto percentual. O número de eleitores que declaram que votarão em branco ou nulo somou 8% e os que não souberam responder foram 4%.
A Ipespe testou um segundo cenário, onde Moro não é candidato, diante das incertezas dentro do próprio partido do ex-ministro da Justiça e do convite do União Brasil para que ele seja o candidato do partido.
Apesar da mudança, o cenário não muda muito. Lula ainda mantém seus 44%, enquanto Bolsonaro fica com 26%, dentro da margem de erro. Ciro Gomes fica com 9%, também dentro da margem. Doria também permanece com 4%. O número de pessoas que votaria em branco ou nulo, porém, sobe para 10%.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, novamente Lula vence a todos os adversários. Entre as disputas, a maior diferença fica contra o governador João Doria, onde vence por 54% a 19%. Em relação a Bolsonaro, o atual mandatário não perde somente para o petista, mas para todos os outros principais candidatos. Veja as simulações:
- Lula (54%) x Bolsonaro (30%);
- Lula (50%) x Moro (31%);
- Lula (51%) x Ciro (25%);
- Lula (52%) x Doria (19%);
- Ciro (45%) x Bolsonaro (33%);
- Doria (42%) x Bolsonaro (33%);
- Moro (35%) x Bolsonaro (28%).
O levantamento Ipespe foi realizado com mil pessoas com 16 ou anos mais por telefone, em todas as regiões, entre os dias 24 e 25 de janeiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95,5%.
(Matéria com informações de UOL Notícias)
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario