PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Da quaresma à semana santa”, por Padre Claudio Taciano

Na Quarta-feira de Cinza, dia 2 de Março, os cristão católicos iniciaram o tempo da Quaresma, tempo de preparação para Páscoa do Senhor, período que se caracteriza pela oração, penitência e caridade. Este tempo tem como objetivo: a conversão, a mudança de vida e do coração.

Todos, independentemente de religião, sabemos o que é certo e o que é errado, logo, o nosso problema não consiste na falta de conhecimento moral e ético, mas na falta de identificação com o bem, uma falta de “osmose” com o que é justo e bom. Acostumamo-nos, portanto, e nos adequamos àquilo que nos faz mal. A consciência vai ficando laxa, e com ela nossas atitudes e palavras também.

A Quaresma é como se fosse um retiro espiritual, um momento de deserto, um tempo de “tratamento” para vermos onde estamos feridos e machucados, e também uma oportuna ocasião para enfrentarmos os inimigos que estão dentro de nós. Todavia, vale lembrar que não se trata aqui de um tempo de puritanismo sórdido, muito menos de um moralismo religioso, que vê erro e pecado em tudo. Peso e sofrimento já temos bastantes! Mas de um momento de reflexão acerca da nossa vida e da nossa realidade, tendo como referência a vida e a mensagem de Cristo.

Errar todos erramos, mas sempre é possível melhorar, sermos menos egoístas e mais fraternos. E neste mundo tão desafiador ter Jesus como referência é vital e inspirador, para todo e qualquer ser humano independentemente de religião.

Neste contexto quaresmal, no Domingo dia 10 de Abril do corrente ano entramos na Semana Santa, com a Missa de Ramos. Nessa celebração lembramos a entrada de Jesus em Jerusalém e dá-se o reconhecimento público de Jesus como Filho de Deus, onde os ramos simbolizam a vitória. Vitória esta, trazida pelo rei pacifico e humilde que vem montado num jumentinho.

É nesta cidade que Jesus sofrerá a paixão e a morte, para mostrar para toda a humanidade que seu reino não se impõe por meio de guerra e ostentação, mas se constrói por meio do amor, da justiça e do perdão. Que Cristo Jesus reine sobre nós e ilumine a nossa vida. Boa Semana Santa a todos, com muita saúde e paz.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)