A causa animal é um assunto que tem ganhado muita importância nos últimos anos e não é para menos. Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), o Brasil possui mais de 30 milhões de animais abandonados, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões são cachorros. Diante de todo esse cenário, Patrícia Macário busca fazer a diferença na proteção aos animais, em Poá.
“Sou protetora individual, junto com algumas outras protetoras individuais. Juntas, nós trocamos experiências, sempre uma auxiliando a outra com remédios, rações, divulgações de resgates de ambas, no nosso Facebook particular e no nosso WhatsApp”, disse.
Seu ímpeto para cuidar dos animais começou ao observar muitos cães abandonados na rua. A partir de um momento, ela começou a levar esses cachorros e gatos para sua casa, cuidar deles e depois levá-los para a adoção.
“Eu comecei nessa causa há mais de 10 anos, resgatando os bichinhos na rua. Eu via cachorro abandonado, gatos abandonados e resgatava. Até cavalo já ajudei”, contou.
De acordo com ela, seu amor por animais vem desde que era criança.
“Desde criança, sempre gostei de animais, mas comecei a me empenhar mesmo no resgate e proteção há, mais ou menos, 10 anos. Desde então, eu resgato, cuido e doo”, explicou.
Apesar de não possuir um lugar como canil ou abrigo, Patrícia leva o máximo de animais que pode para a sua casa e também combina com outras protetoras da cidade e região que se ajudam no cuidado com os pets.
“Eu uso a minha casa de lar temporário quando eu resgato alguma animal. Então eu cuido, dou medicamentos comprados através de vaquinha online, postagens no Facebook em que peço ajuda. A maioria das vezes uma outra protetora ajuda, porque conhece uma pessoa que tem o remédio que eu preciso, e uma ajuda a outra e também vamos trocando experiência”, continuou.
Como não é veterinária, o contato com outras protetoras é essencial no cuidado a saúde dos pets.
“Não trabalho como veterinária, sou auxiliar administrativa. Mas com a ajuda de outras protetoras, as vezes conseguimos o atendimento com uma veterinária que nos ajuda, nos informa das medidas que devemos tomar, como devemos tratar”.
Em um dos momentos em que conversava com o HojeDiario.com, Patrícia se encontrava no veterinário, onde precisou levar uma das gatinhas resgatas, chamada Lilica. Ela teve de ser submetida a uma eutanásia, já que não havia mais cura para seus problemas de saúde. A protetora, porém, relatou ter tido dificuldades para pagar o procedimento, pelo alto valor.
Segundo Patrícia, atualmente, ela está cuidando de cinco cachorros em sua casa, além de dois gatos e outros animais sustentados por doações. Ela tem buscado doações de rações, já que o grande número de pets aumenta muito o custo do alimento. Em parceria com a Limpa Tudo, empresa de limpeza e impermeabilização, as doações podem ser deixadas na sede da companhia, localizada na Avenida Capitão Francisco Inácio, número 235, na região central de Poá.
Patrícia também contou que diversos cães e gatos estão disponíveis para adoção, por meio dela e de suas companheiras de causa animal. Para aqueles interessados em ajuda-la na causa, basta entrar em contato com ela por meio do telefone (11) 97371-3046.
Imagens de cães disponíveis para doação:




Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario







![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)




















