Os departamentos da Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires se reuniram nesta terça-feira (26), para alinhar os fluxos e os protocolos de procedimentos para monitoramento de casos suspeitos de Monkeypox (Varíola do Macaco).
A cidade ainda não registrou nenhuma ocorrência. A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou, no último sábado (23), a infecção como “emergência de saúde global”.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, para o caso ser definido como suspeito, haverá a análise de diversos parâmetros, entre eles: O histórico de contato íntimo com desconhecidos ou parceiros casuais, nos últimos 21 dias que antecederam o início de sinais e sintomas (já que a infecção também é considerada uma IST); vínculo epidemiológico – histórico de contato com casos confirmados de monkeypox desde 15 de março; histórico de viagem a país ou região endêmica ou contatos de pessoas com histórico de viagens também a país endêmico, dentro dos 21 dias que antecederam o início de sinais e sintomas.
Últimas Notícias
- Homem é procurado, suspeito de ter matado ex-sogro comerciante de Suzano e ateado fogo na casa da ex-companheira
- Em cidade vizinha a Suzano, homem é preso após ameaçar atear fogo em seus próprios familiares
- Bombeiros confirmam a morte de duas pessoas na queda de um avião próximo à Rodovia Índio Tibiriçá, em Ribeirão Pires
Após a análise de todos esses parâmetros, o caso só será confirmado como suspeito se a pessoa apresentar início súbito de alterações na cor e textura da pele (erupção cutânea) aguda sugestiva de monkeypox, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo incluindo a região genital, associada ou não ao crescimento dos linfonodos ou relato de febre. O indivíduo que atender a definição de caso suspeito, será submetido a exames laboratoriais para determinar o diagnóstico da varíola do macaco.
Para a biomédica da vigilância epidemiológica, Carol Stanghini, a maior dificuldade hoje é a semelhança da Monkeypox com outras infecções. “Os sinais e sintomas se parecem muito com a sífilis secundária, herpes zóster, espinhas e outras varíolas. Por isso, é necessário fazermos essa análise criteriosa para classificar como caso suspeito de fato”, detalhou.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario