PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Por que a eleição de deputados e senadores é tão importante?”, por Rebeka Assis

No último dia 16, começou oficialmente a corrida eleitoral para convencer cada um de nós a escolher os melhores candidatos aos cargos estaduais e federais que serão decididos em 02 de outubro. Porém, enquanto muito se discute sobre o próximo governador ou presidente, três cargos importantíssimos ficam de escanteio.

No fim das contas, votamos em deputados e senadores sem qualquer comprometimento, apenas para passar mais quatro anos reclamando dos rumos que o país tem tomado. E o que podemos fazer pra mudar isso? Votar em nossos candidatos de forma consciente. Então, bora lá entender o que esses cargos impactam na nossa vida, enquanto cidadãos e sociedade.

Quais são os cargos que estarão em jogo no dia 02 de outubro?

Ao ficar frente a frente com a urna, você escolherá:

  • Um deputado estadual (com cinco números);
  • Um deputado federal (com quatro números);
  • Um senador (com três números);
  • Um governador (com dois números);
  • Um presidente (também com dois números).

Como já temos uma boa noção do que um governador e um presidente fazem (ou deveria fazer), vamos conhecer mais sobre os deputados e senadores.

O que faz um deputado estadual?

O deputado estadual atua na Assembleia Legislativa do seu Estado e é responsável por legislar. Isto é: criar, vetar ou alterar leis que interferem diretamente no estado. Exemplo: um deputado estadual eleito por São Paulo (SP) deverá cuidar das leis que impactam diretamente no estado de SP. Inclusive, um deputado estadual pode ser reeleito diversas vezes. Logo, você precisa conhecer muito bem quais são as propostas e a visão política do seu candidato, para não se sentir enganado(a) depois.

Qual é o papel de um deputado federal?

Assim como o deputado estadual é responsável pelas leis estaduais, o deputado federal é responsável pela legislação federal. Sendo assim, aquelas leis que valem para todo o país – como as criminais – são elaboradas por esses políticos. Além disso, os deputados federais, em conjunto com os senadores, fiscalizam as ações do Presidente, para manter a harmonia entre os poderes e evitar que o poder suba à cabeça do chefe do Executivo.

Ah, e o deputado federal também pode ser reeleito várias vezes. Mais um motivo pra você pensar bem no que acredita ser importante para o país e encontrar um candidato que corresponda a isso.

E um senador, como atua?

Os senadores também são responsáveis por elaborar leis e fiscalizar os atos do Poder Executivo. Mais do que isso, o Senado pode processar e julgar outros cargos, além de avaliar propostas legislativas do presidente, entre outros. Os mandatos dos senadores duram 8 anos, diferentemente dos outros cargos. E juntos, Senado Federal e Câmara dos Deputados formam…

O Congresso Nacional

Que é o órgão que comanda o Poder Legislativo do país.

O Congresso Nacional tem o chamado “modelo bicameral”, sendo duas “casas” (Senado e Câmara) com o mesmo grau de poder. Isso é importante para que os projetos de lei e outras decisões sejam duplamente analisadas, com a proposta iniciando na Câmara dos Deputados e sendo revista no Senado.

Além disso, o Congresso – entre deputados e senadores – tem o poder de decidir sobre assuntos fundamentais para o país, como a aprovação de orçamentos e abertura de processos de impeachment.

Um detalhe imprescindível é sabermos que o presidente da Câmara dos Deputados é a segunda figura na linha de sucessão para a cadeira presidencial. Por exemplo: se o presidente não estiver no país e o vice-presidente não puder assumir o cargo, o Presidente da Câmara dos Deputados assume a presidência de forma provisória.

E aí, conseguiu entender melhor a importância de escolhermos nossos candidatos de forma consciente? Tire alguns minutos do seu dia e reflita o tipo de candidato que você espera que represente você e a sociedade em que vivemos. Não deixe para decidir o seu voto escolhendo um santinho na rua.

Até porque, se você fizer isso, não poderá reclamar depois, viu?!

Gostou deste texto? Achou a linguagem bacana?
Então, não deixe de conferir mais artigos na minha coluna no “Hoje Diário”, com textos rápidos e direto ao ponto, sobre Direito do Trabalho, LGPD e Empreendedorismo. Para enviar dúvidas, sugestões e acompanhar dicas para você e sua empresa, basta seguir @rebeka__assis no Instagram ou acessar www.rebekaassis.com.br.  

Ótimo dia e ótimo trabalho!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)