A Prefeitura de Suzano recebeu, nesta quarta-feira (04), o selo Connected Smart Cities, que é uma ferramenta de incentivo ao desenvolvimento e reconhecimento das boas práticas em cidades inteligentes.
A iniciativa, promovida pela Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin (Soluções Públicas Inteligentes) e a Urban Systems, avalia as ações e o nível de envolvimento dos municípios, além de observar o Ranking Connected Smart Cities, em que Suzano ocupa a 86ª posição no País.
Esta é a primeira vez que o município figura entre os cem mais inteligentes e conectados, ocupando ainda a 50ª posição da região Sudeste. Na oportunidade, o selo na categoria Aspirante foi recebido pelo secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira. De acordo com o chefe da pasta, a conquista é fruto do investimento do município em políticas de desburocratização, planejamento e inovação.
“Ao longo dos últimos anos evoluímos em diferentes frentes de trabalho, atuando na integração de serviços, otimização e utilização de recursos de forma sustentável e inteligente. Entre as iniciativas estão as aprovações de importantes legislações que adéquam Suzano às atuais demandas da população, como é o caso da lei municipal nº 5.236/2020, que garante a instalação de estruturas de suporte à Estação de Rádio-Base (ERB). A ferramenta jurídica permite à cidade receber a tecnologia 5G, que é a quinta geração de internet móvel, com maior alcance e velocidade”, explicou.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi também comemorou a novidade, relembrando a evolução de Suzano em importantes rankings. “Em 2021 também aparecemos no ranking nacional ‘Cidades Amigas da Internet’. O estudo, que analisa as condições para implementação e uso dos serviços via web, colocou o município entre as dez primeiras posições no País. Hoje somos novamente reconhecidos na temática, graças às nossas práticas implementadas para aprovação de projetos e avanços tecnológicos. Esta é uma conquista nossa, que cada cidadão se sinta parte integrante do processo de crescimento do município”, disse.
Connected Smart Cities
Na última terça-feira (04), Suzano também marcou presença no Connected Smart Cities, por meio da secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira. A experiência garantiu mais oportunidade de conhecimento sobre as melhores e mais recentes ferramentas voltadas à administração pública.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.









![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)


















