Um novo desafio que viralizou no aplicativo de vídeos, TikTok, tem causado preocupações na comunidade médica.
Muito popular entre os jovens e adolescentes, fumar cotonete pode causar danos ao coração e ao cérebro.
A moda consiste em queimar uma das pontas da haste flexível e puxar a fumaça, simulando um cigarro. Porém, a inalação das substâncias químicas produzidas pela queima é muito perigoso e pode até ocasionar parada cardiorrespiratória.
Segundo a pneumologista Michelle Andreata, em entrevista ao portal de notícias “O Tempo”, a queima do algodão gera monóxido de carbono, que uma vez sendo inalado, se liga às moléculas da hemoglobina, que carregam o oxigênio, de forma fixa.
Como a hemoglobina está impedida de levar o oxigênio pela ligação do monóxido de carbono, a pessoa não terá a renovação do oxigênio no sangue até que a hemácia perca sua vida útil, fazendo com que haja uma perda na capacidade de oxigenação no sangue.
Últimas Notícias
- Poá lança editais da “Lei Aldir Blanc” com investimento de R$ 800 mil para cultura no município
- Partido dos Trabalhadores (PT) realizará evento em Suzano nesta sexta-feira (16) com presença de deputados
- Papa Leão XIV: Cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo Papa da Igreja Católica
Além disso, Michelle disse que todo esse processo pode dificultar a respiração, já que o caminho do oxigênio até o pulmão fica mais estreito ao inalar essas substâncias. Com o sistema respiratório cada vez mais estreitos, a bronquiolite trazida pela queima do algodão vai impedir a circulação do ar e uma menor saturação, gerando tontura, dores de cabeça. Em situações mais extremas, pela falta de oxigenação, é possível que seja causada uma parada cardiorrespiratória.
Mas os riscos aumentam não somente pela queima do algodão, mas também pela queima do plástico do cotonete. O material já traz consigo substâncias tóxicas causadoras de câncer. A queima do material e inalação das toxinas é prejudicial porque o organismo não é capaz de eliminá-la o que lhe garante substâncias cancerígenas armazenadas em seu corpo por toda a vida.
A infectologista fez o alerta aos pais, pedindo que fiquem atentos ao que os filhos estão consumindo na internet e ao que estão fazendo influenciados por isso. Ela ressaltada que é preciso limitar o tempo, fazer uma filtragem e fazer um acompanhamento constante com as crianças.
(com informações do portal O Tempo)
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.