PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Guilherme Cortez, eleito deputado estadual pelo PSOL, debaterá em Suzano inclusão dos LGBTQIAP+ nas escolas, nesta sexta (18)

O mais jovem deputado estadual eleito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Guilherme Cortez, de apenas 24 anos, estará em Suzano, nesta sexta-feira (18), para participar da 2ª Jornada Inclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP).
A atividade tem por objetivo debater a diversidade e inclusão de forma coletiva.

Na oportunidade, Cortez participará de uma mesa redonda destinada exclusivamente aos estudantes do IFSP com o tema “A invisibilidade e exclusão do público LGBTQIAP+ na educação e trabalho”, às 16 horas. Na sequência haverá uma atividade em sala de aula.

Com uma campanha pautada pela defesa das pautas do movimento LGBTQIAP+, Cortez foi eleito com 45.094 votos ocupando uma das cinco vagas que o PSOL conquistou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
O jovem é de Franca, interior de São Paulo, onde se formou em Direito pela Unesp e construiu sua trajetória política, já tendo sido o quarto candidato mais votado na cidade para a Câmara Municipal, mas acabou não se elegendo em razão do quociente eleitoral.

Além das pautas centrais em torno da defesa de Lula e do combate à extrema direita, a campanha de Cortez ganhou projeção em seus embates contra o ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal eleito, Ricardo Salles, fazendo diversos protestos em Franca.

O presidente do diretório municipal do PSOL de Suzano, Fábio Torres, parabenizou a iniciativa do IFSP em pautar um assunto tão relevante para a sociedade e lembrou o compromisso do PSOL de renovar a Alesp e o Congresso Nacional com uma bancada comprometida com a diversidade.

“É sempre oportuno trazer a temática sobre a inclusão da juventude LGBTQIAP+ nas escolas, em especial num momento de ataques LGBTfóbicos, inclusive, incentivados pelo atual presidente da república. Este ano Suzano fez história ao organizar sua 1ª Parada LGBTQIAP+, um marco na cidade que repercutiu nacionalmente ao mostrar a força dos movimentos sociais que levaram mais de 3 mil pessoas às ruas mesmo diante da tentativa fracassada do governo local em reprimir essa livre manifestação”, disse.

Biografia

Guilherme Cortez é um jovem bissexual de 24 anos, advogado de trabalhadores e professor de cursinhos na cidade de Franca, eleito este ano deputado estadual por São Paulo. É ativista na luta das pessoas LGBTQIAP+, do meio ambiente e da educação, dentre outros temas que impactam a vida de milhões de jovens e trabalhadores de todo o estado de São Paulo.

Nascido na capital, iniciou sua trajetória de luta ainda no Ensino Médio, quando estudante de ETEC e, no mesmo período, filiou-se ao PSOL. Em 2016, foi aprovado para a Faculdade de Direito da UNESP, onde foi membro do Fórum da Seis, que representa as três universidades estaduais paulistas e onde construiu e participou de importantes mobilizações, como a Greve Geral de 2017, a Greve do Clima e o Tsunami da Educação de 2019, sempre em defesa dos direitos dos estudantes e trabalhadores e pela reversão das mudanças climáticas.

Aos 22 anos, em 2020, resolveu se candidatar a vereador de Franca e mesmo com a pouca idade, o baixo financiamento e a estreia na disputa eleitoral, foi o 4º candidato mais votado da cidade, com 2.890 votos, não se elegendo pelo fato de seu partido não ter atingido o quociente eleitoral necessário para conquistar a cadeira.

Mesmo sem um mandato, seguiu em sua caminhada política. Construiu o Cursinho Popular do Leporace, que preparou estudantes de baixa renda para a prova do ENEM, além de uma Campanha de Solidariedade em conjunto com o Sindicato dos Sapateiros, para ajudar os trabalhadores que sofriam com a fome e o desemprego na pandemia de Covid, além de permanecer requerendo informações à Prefeitura e ao Estado sobre temas de interesse público e denunciando casos de intolerância e de violação à lei eleitoral.

Novamente, neste ano, resolveu se lançar candidato a deputado estadual, sendo o único dos políticos da cidade a apoiarem a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com mais de 100 propostas para transformar a política no Estado, foi eleito com mais de 45 mil votos.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario