PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em Mogi das Cruzes, motoristas de ônibus estão em estado de greve; Paralisação pode ocorrer a qualquer momento

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Mogi das Cruzes e Região (SINDRODOV) está, neste momento, em “estado de greve”, e caso não haja conversas com a Prefeitura sobre o dissídio anual, em breve, uma paralisação repentina dos ônibus do transporte público municipal pode surpreender a população.

Em explicação ao portal ‘O Diário’, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana esclareceu que “A informação não procede e que o sistema de transporte coletivo segue atendendo normalmente os passageiros”.
No entanto, a Prefeitura não citou o “estado de greve”, já oficializado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Mogi e Região.

“Estamos em uma data base nossa, que é novembro. E em outubro enviamos um protocolo com a pauta de reinvindicação aos patrões (empresas de ônibus, como CS Brasil, ATT Transporte e Princesa do Norte) e até agora não fomos respondidos. Tentamos várias ligações e contatos sem sucesso”, explicou o diretor de imprensa do SINDRODOV, Reginaldo Paccini.

Segundo Reginaldo, a grande preocupação é o fim do mês que se aproxima, e sendo assim, o prazo para a aplicação do dissídio anual da categoria também. “Estamos falando do reajuste anual da inflação, o reajuste do vale alimentação, a renovação da cesta básica e de outros itens”, disse.

Sendo assim, o atual estado então é apenas um alerta, que acusa uma paralisação a qualquer momento.
“A gente tem o mês de novembro para fechar acordo, mas como até agora não nos chamaram, estamos começando a mobilizar os trabalhadores. Se não houver avanço, aí sim vamos convocar uma assembleia para decretar a paralisação”, informou.

O responsável indica ainda que nada será feito repentinamente.
“A operação está normal. Simplesmente estamos mobilizando e avisando os usuários, com carros de som hoje no terminal Estudantes e amanhã no Terminal Central. Estamos cumprindo com nosso edital, e se houver greve isso será publicado em um jornal”, finalizou.

No informe oficial do sindicato, foi publicado um texto sobre o tema, veja abaixo.

“A categoria está revoltada com a atitude egoísta dos empresários de ônibus, que estão fugindo das suas obrigações trabalhistas. Mesmo após a direção do SINDRODOV Mogi já ter protocolado a data base, até agora não aconteceu nenhuma rodada de negociação e também não foi apresentada uma proposta salarial, o que mostra o desprezo dos patrões pelos interesses dos trabalhadores.

É preciso lembrar que, nos dois anos de pandemia da Covid-19, os companheiros motoristas fizeram a sua parte, transportando diariamente os passageiros. Em todos esses momentos difíceis, foram profissionais no comando do volante, apesar do alto risco de se contaminarem com a doença. Infelizmente, esse sacrifício não tem sido reconhecido na hora de valorizar seus direitos.

O sindicato já se mostrou aberto ao diálogo, mas ao que parece a porta está fechada para uma negociação. O presidente do SINDRODOV, Félix Barros, disse que providências serão tomadas e o patronal não vai gostar. ‘Ninguém suporta mais essa enrolação. Vamos atrás de justiça. Custe o que custar, o sindicato junto com a categoria vai buscar o que é de direito dos trabalhadores’.

Diante da má vontade dos patrões, a diretoria do sindicato está nas bases informando a real situação aos trabalhadores, que a campanha salarial entrou em sinal de alerta. Na próxima semana, a categoria será convocada para uma assembleia, onde deverá aprovar o estado de greve. Isto quer dizer que sem proposta salarial, uma paralisação deverá acontecer a qualquer momento no sistema.

Para bom entendedor, o recado foi dado, depois não adianta chorar pelo leite derramado”.

(com informações do jornal O Diário)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.