PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes, recebe espetáculo circense para pessoas com deficiência visual

O Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes, recebe nesta quinta-feira (08), às 19 horas, um espetáculo com recurso de acessibilidade destinado ao público com deficiência visual. A atração é gratuita, com classificação livre.

A apresentação “Incorpóre”, será apresentada pela Companhia Gravitá, com o objetivo de juntar a acrobacia com a audiodescrição, que permite criar sensações dos movimentos, possibilitando o acesso para pessoas sem ou com baixa visão.

“A proposta de fazer um espetáculo com audiodescrição resulta em uma sobreposição de novas linguagens para tocar o público. Não se trata de um espetáculo de números acrobáticos, mas a utilização da acrobacia para abordar um tema instigante: o que é incorpóreo. Esse é justamente o destaque da montagem: a comunicação sensorial com os espectadores”, avalia o diretor Esio Magalhães.

Para cumprir a sua missão estética e inclusiva na cena, o espetáculo coloca o corpo do trio de artistas à prova, a partir de um jogo dinâmico de movimentos acrobáticos individuais e coletivos. A base para a construção vem da técnica circense tradicional da mão a mão.
“O corpo é explorado nas suas mais diversas capacidades motoras. Dessa forma, o espectador também poderá perceber a acrobacia como uma potente ferramenta narrativa”, informa o acrobata Murilo Toledo.

Segundo a organização, todas as apresentações serão seguidas por um bate-papo com o elenco do espetáculo, formado pelos acrobatas Alessandro Coelho, Débora Ishikawa e Murilo Toledo.

A audiodescrição

Para executar a tradução visual do espetáculo, profissionais especializados da
audiodescrição foram convocadas ao projeto. São eles: Bell Machado, Coordenadora de Acessibilidade e Narradora ao vivo, Rafael Braz, Consultor de Audiodescrição, Bruna Tonso, Roteirista de Audiodescrição e Narradora ao vivo, e Emanuelle Alckmin, Colaboradora em Audiodescrição.

“Durante o espetáculo, traduzimos, por meio das palavras, o conteúdo dos
movimentos e as formas de expressão de cada um dos corpos. Também é importante descrevermos a iluminação projetada sobre os acrobatas, pois ela fornece o clima da cena e dirige o olhar do espectador. O objetivo do recurso de acessibilidade da audiodescrição é ampliar o entendimento do espectador com deficiência visual, que acaba tendo ressonâncias também no espectador que enxerga. Criam-se, desse modo, novas possibilidades de desenvolvermos novas relações simbólicas, tão importantes para a fruição estética da arte”
, explica Bell.

O espetáculo gratuito tem 45 minutos de duração.
O Theatro Vasques fica localizado na rua Doutor Corrêa, número 515, no Centro.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario