O Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes, recebe nesta quinta-feira (08), às 19 horas, um espetáculo com recurso de acessibilidade destinado ao público com deficiência visual. A atração é gratuita, com classificação livre.
A apresentação “Incorpóre”, será apresentada pela Companhia Gravitá, com o objetivo de juntar a acrobacia com a audiodescrição, que permite criar sensações dos movimentos, possibilitando o acesso para pessoas sem ou com baixa visão.
Últimas Notícias
- Gusttavo Lima, Belo e outros: Bertioga realiza “Verão é Show” com atrações musicais e evento de churrasco a partir de 20 de dezembro
- Suzano exibe gratuitamente o filme “Aqui Deste Lugar” em celebração aos 20 anos do Bolsa Família
- 3ª Feira de Discos acontece neste sábado (23) no Patteo Urupema Shopping em Mogi das Cruzes
“A proposta de fazer um espetáculo com audiodescrição resulta em uma sobreposição de novas linguagens para tocar o público. Não se trata de um espetáculo de números acrobáticos, mas a utilização da acrobacia para abordar um tema instigante: o que é incorpóreo. Esse é justamente o destaque da montagem: a comunicação sensorial com os espectadores”, avalia o diretor Esio Magalhães.
Para cumprir a sua missão estética e inclusiva na cena, o espetáculo coloca o corpo do trio de artistas à prova, a partir de um jogo dinâmico de movimentos acrobáticos individuais e coletivos. A base para a construção vem da técnica circense tradicional da mão a mão.
“O corpo é explorado nas suas mais diversas capacidades motoras. Dessa forma, o espectador também poderá perceber a acrobacia como uma potente ferramenta narrativa”, informa o acrobata Murilo Toledo.
Segundo a organização, todas as apresentações serão seguidas por um bate-papo com o elenco do espetáculo, formado pelos acrobatas Alessandro Coelho, Débora Ishikawa e Murilo Toledo.
A audiodescrição
Para executar a tradução visual do espetáculo, profissionais especializados da
audiodescrição foram convocadas ao projeto. São eles: Bell Machado, Coordenadora de Acessibilidade e Narradora ao vivo, Rafael Braz, Consultor de Audiodescrição, Bruna Tonso, Roteirista de Audiodescrição e Narradora ao vivo, e Emanuelle Alckmin, Colaboradora em Audiodescrição.
“Durante o espetáculo, traduzimos, por meio das palavras, o conteúdo dos
movimentos e as formas de expressão de cada um dos corpos. Também é importante descrevermos a iluminação projetada sobre os acrobatas, pois ela fornece o clima da cena e dirige o olhar do espectador. O objetivo do recurso de acessibilidade da audiodescrição é ampliar o entendimento do espectador com deficiência visual, que acaba tendo ressonâncias também no espectador que enxerga. Criam-se, desse modo, novas possibilidades de desenvolvermos novas relações simbólicas, tão importantes para a fruição estética da arte”, explica Bell.
O espetáculo gratuito tem 45 minutos de duração.
O Theatro Vasques fica localizado na rua Doutor Corrêa, número 515, no Centro.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario