PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ex-governador do Ceará, Camilo Santana será o ministro da Educação de Lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o ex-governador do Ceará e senador eleito, Camilo Santana (PT), como o seu ministro da Educação, a partir de 2023.

A disputa pelo cargo era entre ele e a atual governadora do Ceará, Izolda Cela. Santana, porém, foi escolhido após o PT reivindicar o MEC, uma das principais pastas do Planalto.

Izolda era conhecida por ter sido secretária de Educação de Sobral (CE), uma das cidades com os melhores índices de educação do Brasil, entre 2007 a abril de 2014. Ela foi eleita vice-governadora ao lado de Camilo, em 2014 e foram reeleitos em 2018. Para atender o pedido do PT, mas ainda aproveitar a experiência e formação de Cela, ela será Secretaria de Educação Básica no futuro governo.

Quem é Camilo Santana?

Camilo Santana tem 54 anos e é formado em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Desenvolvimento e Meio-Ambiente, também pela UFC.

Entre 2003 e 2004 esteve na superintendência adjunta do Ibama no Ceará e foi secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, entre 2007 e 2010, no governo de Cid Gomes.

Foi eleito deputado federal pelo estado em 2010, recebendo mais de 131 mil votos. Em 2012, no segundo governo Cid Gomes, foi nomeado secretário das Cidades, cargo que ficou até 2014.

Neste ano foi candidato ao governo do Ceará pela primeira vez, com Izolda Cela como sua vice. Foram eleitos no segundo turno naquela ocasião. Já em 2018, concorreram à reeleição e conquistando quase 80% dos votos já no primeiro turno.

Durante sua segunda gestão, ele enfrentou o motim da Polícia Militar do Ceará, que durou 13 dias. Na mesma ocasião, o ex-governador Cid Gomes levou dois tiros após tentar invadir um quartel com uma retroescavadeira.

Em abril de 2022, Santana renunciou ao mandato como governador para ser candidato ao Senado Federal pelo Ceará, sendo eleito com 3,3 milhões de votos.

Agora, foi escolhido como Ministro da Educação a partir de 2023, no novo governo de Lula.

(com informações do jornal Estado de São Paulo)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario