PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Conheça os três líderes do governo Lula e entenda suas funções

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (29), os três nomes que serão seus líderes de governo na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Congresso Nacional. Serão eles: Randolfe Rodrigues (Congresso), José Guimarães (Câmara) e Jaques Wagner (Senado).

Os líderes de governo tem como responsabilidade articular a votação dos projetos de interesse do governo federal dentro do Legislativo. Simultaneamente, eles buscam evitar que as chamadas “pautas-bomba”, isto é, que podem prejudicar o Executivo.

Cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto, além de falar pela bancada no período destinado às comunicações das lideranças, sendo oferecido a ele um maior tempo de fala durante as sessões de plenário.

Nas comissões, os líderes têm a prerrogativa de encaminhar as votações e pedir a verificação do quórum para validar uma determinada votação, mesmo que não seja integrante da comissão.

Também compete aos líderes registrar os candidatos do partido ou bloco para concorrer aos cargos da Mesa Diretora; e indicar os parlamentares para compor as comissões e, a qualquer tempo, substituí-los. São eles ainda que indicam os candidatos a presidente das comissões a que tem direito seu partido/bloco.

Conheça os parlamentares indicados por Lula:

Randolfe Rodrigues

Senador eleito pelo Amapá filiado ao Rede Sustentabilidade, ele será o líder do governo no Congresso Nacional. Ele foi membro do conselho político de Lula durante a campanha e também foi um dos coordenadores durante todo o processo eleitoral.

Randolfe é formado em história pela UFAP (Universidade Federal do Amapá e entrou para a política em 1998, quando foi eleito deputado estadual pelo Amapá. Ele ainda foi reeleito duas vezes. Em 2010, foi eleito senador, reeleito em 2018, com mandato até 2026.

O senador se destacou nacionalmente após ser um dos principais opositores do presidente Jair Bolsonaro durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, ocorrida em 2021, onde ele foi vice-presidente.

José Guimarães

Deputado Federal pelo Ceará desde 2007 e reeleito para mais um mandato, José Guimarães é vice-presidente nacional do PT e foi um dos integrantes da coordenação política da campanha eleitoral de Lula, em 2022. Ele foi escolhido para ser o líder do governo na Câmara dos Deputados.

Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e filiado ao PT desde 1985. Já havia participado das campanhas de Lula em 1989 e 2002, e também foi líder do governo na Câmara em 2013, durante o governo de Dilma.

Guimarães foi suspeito de integrar o Mensalão, depois que o seu chefe de gabinete foi preso no Aeroporto de Congonhas (SP), com R$ 100 mil na cueca, além de ter mais R$ 209 mil guardados em sua mala. O parlamentar, no entanto, foi absolvido desse caso em 2012 e outras acusações prescreveram tanto contra Guimarães, quanto para o assessor, por faltas de provas.

Jaques Wagner

Eleito senador em 2018, Jaques Wagner tem 71 anos e foi um dos membros fundadores do PT. Ele foi escolhido para ser o líder do governo no Senado Federal. Atuou nos governos de Lula e Dilma, sendo ministro do Trabalho e Emprego, ministro de Relações Institucionais (2005-2006) e ministro de Defesa (2015).

Jaques foi governador da Bahia entre 2007 e 2014. Em 2016, comandou a Casa Civil, mas deixou o cargo para abrir espaço para a nomeação do então ex-presidente Lula, barrada pelo Supremo Tribunal Federal, por entender que se tratava de uma estratégia para dar foro privilegiado ao petista.

Em 2018, quando Lula estava preso, Jaques foi um dos nomes sugeridos para concorrer ao Planalto pelo PT, mas ele declinou e atuou como coordenador político de Fernando Haddad. Desde 2018, é senador pela Bahia, com mandato até 2026.

(por Leonardo Lima, Estagiário em Jornalismo, sob supervisão do editor)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario