PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Residência Inclusiva terá nova unidade em Suzano, a partir de fevereiro

A Residência Inclusiva de Suzano realizou o acolhimento de dez pessoas de baixa autonomia entre 18 e 59 anos ao longo de 2022, promovendo trabalhos que possam ajudar no desenvolvimento social e pessoal desse público. Os munícipes recebem assistência do local, que tem o objetivo abrigar pessoas com deficiência, ou em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar. O serviço essencial revelou que ainda um novo espaço deve ser inaugurado em fevereiro, ampliando para 20 o número de pessoas atendidas.

A unidade já existente funciona por meio de parceria com a Associação de Apoio para Deficientes Visuais (Aadvis) desde novembro de 2017, em um imóvel adaptado às necessidades dos moradores, além de uma equipe e metodologia especializada para prestar todo o atendimento necessário.

Garantindo aos cidadãos o direito à dignidade desde o acolhimento, a Residência Inclusiva ainda executa o acesso ao serviço em padrões de qualidade nas áreas da higiene, acessibilidade, habitabilidade, segurança e conforto, além de buscar resgatar os vínculos familiares rompidos ou fragilizados, comunitários e sociais. Por sua vez, a socialização ocorre por meio de atividades como rodas de conversa com os usuários, promovendo a avaliação contínua do serviço, e as necessidades e interesses dos acolhidos são ouvidas, reforçando o respeito entre todos.

Além das atividades em grupo, é realizado periodicamente a escuta individual para identificação de anseios do momento vivido e para o futuro, fazendo com que a equipe técnica e o cuidador de referência possam organizar com o residente a projeção do que ele espera, por intermédio do Plano Individual de Atendimento (PIA).

Segundo o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, a iniciativa visa integrar os membros do projeto à comunidade.
“Trabalhamos diariamente com os residentes em atividades direcionadas para o alcance da autonomia, sempre respeitando seus limites e interesses, construindo assim, projetos de vida que incentivam o aprendizado diário. Dessa maneira, queremos devolver a este público parte da autonomia que foi perdida, mas que com muito trabalho e dedicação podemos dar mais condições para eles se desenvolverem e não depender tanto de outras pessoas”, disse o chefe da pasta.

Ainda de acordo com Garippo, esse serviço foi implantado em Suzano para atender os anseios da população e oferecer moradia de forma digna a esse público que por muitas vezes não tinha a quem recorrer.
“Não podemos deixar esse pessoal sem uma assistência que possa contribuir com uma melhoria direta na autoestima deles e na convivência com outras pessoas. Este já era um pedido antigo e foi decidido que teríamos uma unidade para este segmento e com o bom trabalho realizado vamos abrir a segunda unidade em Suzano”, finalizou o secretário.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario