Caiu o número de mortes de recém-nascidos em Suzano; Cidade tem o menor índice entre cidades da região com mais de 100 mil habitantes

PUBLICIDADE

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) divulgou na semana passada que a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reduziu de 9,94 para 8,48 o número de óbitos de recém-nascidos para cada mil nascimentos no município. Os dados tomam como base os números de 2020 e 2021, os mais recentes do órgão.

Essa divulgação colocou o município com o menor índice de mortalidade infantil em relação às cidades do Alto Tietê com população superior a cem mil habitantes e a única entre elas a reduzir a taxa de óbitos durante o período. A diminuição atestada pela Seade por meio do relatório é fruto do trabalho realizado pela pasta por meio da Rede de Atenção Materno Infantil (Rami) e demais ações para reduzir esse índice em Suzano.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, destacou que os números refletem o cuidado do Executivo com o fortalecimento da Rami, que registrou somente no passado 2.323 atendimentos em pré-natal, e a promoção do Ambulatório de Alto Risco Infantil, com foco no acompanhamento de recém-nascidos após alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Suzano, sobretudo de bebês com patologias ou prematuridade. “Este o resultado efetivo da atividade exercida em diferentes frentes de trabalho, de maneira multidisciplinar, como o incentivo ao aleitamento materno e à vacinação, por meio de campanhas estratégicas, além do cuidado na assistência à saúde da mulher, em especial no acompanhamento das gestantes”, apontou o secretário.

Para Ishi, os trabalhos continuam para buscar uma redução ainda maior deste indicador na cidade. “A gente não vai desistir enquanto não reduzir ao máximo esse tipo de situação. Seguimos acompanhando de perto as mulheres e os bebês para garantir que eles possam receber um ótimo atendimento em nossa rede”, afirmou o chefe da pasta. 

Afora a parte voltada diretamente aos cuidados do nascimento, há outras iniciativas em Suzano que promovem a saúde da mulher e a do bebê. Em uma das ações está o “Expresso Mulher” que garantiu 448 atendimentos em duas edições da iniciativa, que visa o atendimento itinerante voltado à saúde do público feminino. Voltado às mulheres de toda a cidade, a ação promove atendimento ginecológico; coleta de papanicolau; realização de ultrassom transvaginal, pélvico, obstétrico e de mama; psicológica, psiquiátrica e nutricional; orientação social e farmacêutica, e auriculoterapia; além do exame de eletrocardiograma, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e planejamento familiar.

Outros fatores além da parte clínica também contribuem para a diminuição dos números para Suzano, como treinamento para servidores da Saúde para saberem como agir em um situação de urgência e emergência e a criação do projeto “Rede Cegonha”, que promove a doação de kits de maternidade para famílias em situação de vulnerabilidade.

Na avaliação do prefeito Rodrigo Ashiuchi, a preocupação com a vida da população é prioridade para o trabalho da administração municipal. “Nosso trabalho na saúde não para nunca, sempre estamos buscando meios para que os usuários sejam sempre bem atendidos, e isso vale também para o setor de obstetrícia e os números da Seade mostram esse esforço e preocupação. Sem dúvida queremos atingir índices cada vez menores e esperamos que para os próximos levantamentos a gente continue sendo uma das cidades com o menor índice de mortalidade infantil do Alto Tietê”, finalizou.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

Deixe um comentário

Send this to a friend