Secretaria de Saúde de Poá realiza ações de conscientização sobre o Janeiro Roxo

PUBLICIDADE

Em referência ao Janeiro Roxo, que visa à conscientização da Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), irá realizar ações de orientação nas estações de trem de Calmon Viana e Poá, bem como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nos dias 23 e 27 de janeiro (segunda e sexta-feira).

A iniciativa prevê a entrega de panfletos para orientação e conscientização nas estações ferroviárias, das 10 às 15 horas. “Nos outros dias da semana, haverá ações especiais nas UBS’s com abordagem expositiva dos sinais e sintomas, além da distribuição de panfletos aos pacientes em salas de espera”, informou o secretário de Saúde, Alexandre Provisor.

Segundo a administração municipal, a ideia principal é despertar a atenção para esta patologia que ainda é bem ativa no Brasil. A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

Os sintomas da hanseníase são manchas mais claras, vermelhas ou mais escuras, os quais são pouco visíveis e com limites imprecisos. A doença ainda provoca alteração da sensibilidade no local associado à perda de pelos e ausência de transpiração. Diagnosticar cedo é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.

No caso de suspeita da doença, o munícipe pode procurar qualquer posto de saúde do município ou o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Poá para receber o tratamento adequado. O SAE está localizado na rua Deocasta Aguilera, 215, no Jardim Medina. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4636-3875 ou 4639-7204.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

Deixe um comentário

Send this to a friend