PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Defesa Civil de Suzano realiza treinamento contra incêndios e alagamentos para moradores do Jardim Casa Branca

A Defesa Civil de Suzano, por meio do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), deu início na última sexta-feira (10) à primeira formação comunitária do ano no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), no bairro Jardim Casa Branca. A turma conta com 15 participantes e é a décima do setor que, desde 2018, já formou cerca de 200 pessoas. A abertura da capacitação abordou duas aulas de emergências em zonas urbanas: incêndios e alagamentos.

O primeiro tópico foi trabalhado pelo engenheiro ambiental Allan Santos de Oliveira, que trouxe exemplos reais envolvendo acidentes domésticos e situações de pequena, média e larga escala com fogo, incluindo a melhor forma de agir diante de um caso envolvendo queimaduras nos seus graus diversos, a inalação de gases tóxicos e outros mais.

Por sua vez, o segundo tópico foi conduzido pelo instrutor Ulisses de Magalhães, que detalhou as particularidades de corpos d’água como rios e córregos, detalhando ainda sobre os riscos ocasionados por grandes volumes de chuva, como prejuízos materiais e, em casos extremos, de vidas. Dentro disso, o servidor também explicou os procedimentos por trás dos primeiros socorros em caso de afogamento.

A coordenadora do setor, Viviane Figueiredo, explicou que a turma se reunirá uma vez por semana até o mês de março, quando haverá a formatura do grupo. “Todas as turmas do Nupdec recebem o mesmo treinamento, de forma que a atuação munícipe em emergências possa ser o mais uniforme possível. Seja aqui no Jardim Casa Branca ou em outros pontos da cidade, trabalhamos os participantes para que tenham a ciência de como proceder em ocasiões que, por vezes, podem ser evitadas com a simples prevenção”, pontuou.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Antônio Wenzler, conscientizar e garantir que os moradores estejam capacitados para tomar as melhores decisões pode salvar vidas. “Dar mais segurança aos moradores não é agir quando uma situação está acontecendo, mas também, instruí-los para evitar transtornos ou, se necessário, acionar a defesa pública. Este é o primeiro grupo do ano, esperamos levar esta formação rápida, mas efetiva, a mais locais da cidade”, denota.

Capacitação

O Nupdec tem como objetivo preparar grupos de moradores para atuação emergencial em casos de eventualidades nas comunidades, seja com tragédias naturais, acidentes domésticos, ataques de animais peçonhentos, entre outras.

Por meio da capacitação, os participantes se tornam aptos a acionar as autoridades de maneira mais eficiente e detalhada, inclusive auxiliando os profissionais no atendimento de vítimas.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario