A Prefeitura de Mogi das Cruzes retirou mais de 22 mil metros quadrados de roçada em margens dos córregos e 24 toneladas de lixo e material proveniente de descarte irregular que estavam em valetas e córregos, somente no último mês de janeiro. O número faz parte de um balanço da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana.
Ainda conforme divulgado, os resíduos removidos são materiais como lixo, pedra, ferro, materiais eletrônicos, madeira, restos de entulho, pneus, roupas, sacarias de coleta domiciliar, terra e barro, além de materiais arrastados pelas águas da chuva, que acabam acumulando em pontos de baixada.
Últimas Notícias
- CPTM altera operações nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, neste domingo (24)
- Mogi das Cruzes inaugura HUB do Plástico, maior planta de reciclagem da América Latina operada por catadores
- Bora ali? 4ª Parada LGBTQIAPN+ em Poá, MC Daniel e Grelo em Mogi das Cruzes, peça gratuita em Suzano e o melhor do fim de semana na região; confira
No entanto, a maioria do material retirado provém de descartes irregulares feitos pela população. “A Prefeitura reforça o pedido de conscientização para que os munícipes façam o descarte de maneira adequada com a estrutura que a Administração já disponibiliza. É preciso denunciar quem descarta material de forma irregular e isso deve ser feito pelo telefone 153”, informa o secretário responsável pela pasta, Alessandro Silveira.
A orientação é para que não sejam descartados em vias e espaços impróprios materiais como garrafas de plásticos, isopor e madeira, os quais são facilmente arrastados pela enxurrada e obstruem o sistema de drenagem. Outra orientação é não jogar entulho nos terrenos e margens de córregos.
Para isso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, além da coleta de lixo domiciliar, disponibiliza gratuitamente três Ecopontos (Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba) para que os moradores possam descartar material inservível, sem comprometer o meio ambiente e sem causar obstrução nos córregos e, consequentemente, inundações.
Em janeiro, além dos resíduos retirados dos córregos e valetas, foram desobstruídos mais de 720 metros de galerias, 114 bueiros, bocas de lobo e galerias em geral foram desobstruídas e limpas e 15 muros de arrimo foram construídos.
O balanço apresentado revela ainda que em 2022 mais de 550 mil metros quadrados de roçada e 500 toneladas de lixo e material proveniente de descarte irregular foram retirados de valetas e córregos. É um serviço contínuo executado pela pasta.
“É impressionante a velocidade com que o descarte irregular é feito. Todo esse material sobrecarrega os córregos e prejudica a população que vive próxima dos rios e sofre no período de chuvas, muitas famílias perdem tudo o que tem em casa. Esse cenário certamente não seria tão crítico se cada um fizesse a sua parte”, lamenta o secretário.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario