PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Morre aos 93 anos, Célia Augusta de Araújo, autora do hino de Ferraz de Vasconcelos

A autora do hino de Ferraz de Vasconcelos, Célia Augusta de Araújo, morreu nesta quinta-feira (23), aos 93 anos.
A idosa estava na Casa de Repouso Aconchego da Maturidade em Cotia, estado de São Paulo.
A Prefeitura informou que irá decretar luto de 3 dias e colocará a bandeira a meio mastro.

Célia nasceu no dia 8 de julho de 1929 e, desde nova, já era apaixonada por música. A autora se formou em Canto Orfeônico e teve a colação de grau no Teatro Municipal de São Paulo – onde fez a regência do Coral, considerado o mais importante do estado e tinha como paraninfo o compositor Villa Lobos.

Cerca de 30 anos depois, Célia se mudou com a família para Ferraz de Vasconcelos e começou a frequentar as missas na cidade. Cada vez mais encantada com o coral, a autora começou a tocar órgão e a reger o grupo.

Tempo depois precisou voltar para a antiga casa de sua família, em Santos. Em meio a tristeza de precisar deixar seus amigos e atividades, escreveu o hino de Ferraz de Vasconcelos.

“Sob o teu céu anilado, procuras agasalhar aos nossos irmãos brasileiros e estrangeiros que aqui vêm morar. Teu solo rico e fértil, pioneiro na produção da doce Uva Itália, à riqueza do nosso torrão! (…) Que orgulho ser ferrazense. Ser desta cidade ditosa e poder gritar altaneiro: Meu berço é esta terra formosa”, diz parte do Hino.

Célia contou em seu livro de autobiografia que, quando compôs o hino, visualizou um desfile passando na avenida – com uma banda tocando um hino. Ela afirma que a melodia veio em sua mente e uma forte emoção tomou conta.

Um de seus desejos era que todas as crianças da cidade aprendessem a cantar o hino e ficou muito feliz ao saber que o canto, de sua autoria, era ensinado nas escolas.

Além deste marco, a autora foi a mais antiga servidora pública da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, atuando como chefe de expediente. Foi, também, a organizadora das primeiras edições da tradicional “Festa da Uva”, atuou na comunidade católica e em causas sociais.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario