PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Investir e gerenciar: as palavras-chave do desenvolvimento municipal”, por Alex Santos

Investimento. O termo, tão evidente nos dias de hoje, se faz presente em todos os setores da sociedade, inclusive em um órgão público. Afinal, pense comigo: é possível gerir um mecanismo tão complexo como uma cidade sem aporte financeiro e, de forma complementar, um controle eficiente desse dinheiro?

Contar com investimentos bem empregados é fundamental para o bom funcionamento de uma cidade. Por exemplo, o que seria uma UBS sem o aporte necessário para trazer médicos e aparelhagem adequada? Como seriam as forças de segurança sem o equipamento apropriado, tanto para campo como para vigilância e monitoramento remoto? Ou ainda, de que forma seria possível ensinar de forma adequada nas escolas sem uma sala de aula qualificada quanto a seu espaço? Tudo isso passa pela gestão do lado financeiro.

Para isso, a busca de recursos é uma tarefa importante para realização de obras, recapeamentos, implementação de projetos municipais, angariação de programas estaduais e federais, e outros tantos. Tendo isso em vista, a administração deve encontrar soluções adequadas que tragam estes valores para que possam ser trabalhados de forma eficaz.

Quando digo “encontrar soluções”, refiro-me a diversos fatores como a busca por parcerias público-privadas para determinados serviços e a cumplicidade entre esferas políticas, interligando município, estado e governo federal em uma única engrenagem que, quando bem ajustada, pode conferir avanços reais aos cidadãos.

A partir disso, em uma administração pública, torna-se vital o bom planejamento e a organização segura e sustentável do dinheiro de forma que os variados setores desta sejam contemplados em todas as áreas possíveis do município. Assim, o poder público terá condição de trazer melhorias, conduzir reparos e criar oportunidades diversas aos principais beneficiários, os munícipes.

De toda forma, a cidade e seu desenvolvimento deve ser o foco central, trazendo evolução e crescimento ao passo que a gestão administra gastos e investimentos de forma eficaz. Com isso, o complexo mecanismo municipal pode sim ser administrado e prosperar, sempre com olhos em seu povo e no próprio futuro.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)