PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prefeitura de Suzano realizará mutirão de papanicolau em comemoração ao ‘Março Lilás’

A Secretaria de Saúde de Suzano está preparando um mutirão para realização de exames papanicolau como parte da campanha “Março Lilás”, em referência ao Dia Internacional da Mulher, na próxima quarta-feira (08). Com ações de orientação e conscientização em todas as 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), a pasta visa a intensificar os atendimentos a uma das demandas de maior volume do setor.

Na ocasião, a secretaria realizará os exames das 9 às 15 horas, com avaliações conduzidas de forma humanizada para garantir tratamentos e encaminhamentos necessários. Desta forma, elas serão instruídas de forma eficaz a manter os cuidados adequados no seu dia a dia. Os atendimentos se estendem para o restante do mês nos horários regulares de funcionamento dos postos.

O exame em questão é um dos mais procurados em razão de seus benefícios, como a identificação de lesões e doenças, em especial o câncer. O procedimento é indolor à paciente, consistindo na coleta reservada de células do colo uterino para análise laboratorial. A identificação ou não de anomalias é divulgada dias depois.

A diretora de Atenção à Saúde de Suzano, Flávia Verdugo, orienta as mulheres para que tenham cuidado para garantir o resultado adequado nos exames. “Uso de medicamentos vaginais, relações sexuais nas 48 horas anteriores ao procedimento ou em caso de consulta antes do quinto dia após a menstruação são condições que podem alterar o resultado da análise. Pedimos atenção a estas questões, pois, mesmo sendo a livre demanda, queremos garantir que a saúde feminina esteja em primeiro lugar”, ressalta.

Por sua vez, o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, detalha que a ação foi pensada para garantir o acesso de mais pessoas a um exame importante. “Esta é uma demanda de alta procura no município, então estamos preparando este mutirão mensal com uma intensificação especial no dia 8 para acolher o maior número de mulheres, diminuindo a fila de espera no processo”, pontuou.

Já a primeira-dama e idealizadora da campanha “Março Lilás”, Larissa Ashiuchi, pontua que a administração municipal mantém um esforço constante para garantir o acesso das suzanenses ao serviço. “Durante este mês, ressaltamos a importância da força feminina e do cuidado por meio de uma série de ações em vários setores. Na Saúde foi organizada essa ação muito importante que garantirá uma maior democratização a este exame. Em nome do meu marido, o prefeito Rodrigo Ashiuchi, agradeço o secretário Pedro Ishi e toda a equipe por abrir essa possibilidade às mulheres da nossa cidade”, comentou.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario