PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Manifesto durante Revolução Russa, Revolução Industrial e incêndio em fábrica têxtil: Saiba o que deu início ao movimento do Dia Internacional da Mulher

Celebrado nesta quarta-feira (08), o Dia Internacional da Mulher marca décadas e décadas de luta pelos direitos das mulheres.
Embora a data tenha sido criada – oficialmente – pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977, o movimento começou há mais de um século. Alguns estudiosos defendem que o marco inicial aconteceu nas primeiras etapas do século XIX, na Revolução Industrial.

Outro acontecimento que ainda repercute quando se fala sobre a criação do Dia Internacional da Mulher é o incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, nos Estados Unidos, em março de 1911.

O acidente, que matou 146 pessoas – sendo 23 homens e 123 mulheres -, foi o mais mortal da cidade de Nova York. Segundo informações, o número de mortes foi alto porque as portas da empresa estavam trancadas, já que manter as saídas fechadas era uma medida para evitar com que as funcionárias tirassem pausas durante o turno.

Além disso, outros pontos sobre as condições de trabalho das operárias também vieram à tona após o acidente: cargas horárias que podiam chegar a mais de 16 horas por dia, salários extremamente baixos e um ambiente de trabalho inadequado.

Outro acontecimento fez com que o mês – e também o dia – ficassem marcados aconteceu em 1917, mais especificamente no dia 8 de março, quando milhares de russas se reuniram, durante a Revolução Russa, em uma passeata para manifestarem a favor de melhores condições de vida, trabalho e, inclusive, o fim da Primeira Guerra Mundial.

Quatro dias após a manifestação, o czar Nicolau II foi forçado a abdicar do poder e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

Apenas 60 anos depois, em 1977, a ONU reconheceu a data como uma celebração dos direitos do gênero feminino e estabeleceu que o dia 8 de março seria o Dia Internacional das Mulheres, visando celebrar os direitos conquistados até o momento e enfatizar os problemas de desigualdade que ainda precisam ser resolvidos.

Segundo a ONU, o tema para este ano é “DigitALL: Inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, tendo em vista que – atualmente – 37% das mulheres não usam a internet e 259 milhões têm menos acesso ao universo on-line do que os homens.

Anualmente, o Dia Internacional da Mulher foca na reflexão sobre a luta e as conquistas das mulheres – principalmente por igualdade, direitos e respeito – ao longo da história e todas as falhas sistêmicas e sexistas que ainda existem e devem ser desfeitas.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario