Em Mogi das Cruzes, projeto de Vereadora obriga condomínios a denunciar violência doméstica

PUBLICIDADE

Um projeto de lei que prevê que os condomínios de Mogi das Cruzes sejam obrigados a notificar as autoridades de segurança sobre casos suspeitos ou comprovados de violência doméstica e familiar ocorridos nos apartamentos ou espaços comuns dos prédios.
O projeto, de autoria da vereadora Inês Paz, foi apresentado para deliberação na sessão da última quarta-feira (08), data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, e segue agora para as comissões pertinentes antes de ser apresentado para votação em plenário.

O PL 39/2023 engloba casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos, em condomínios residenciais e comerciais.
Segundo o que propõe a lei, o síndico será obrigado a notificar os casos em até 24 horas após a ciência do fato. Os condomínios também terão de colocar cartazes ou comunicados incentivando a denúncia ao síndico.

Em caso de descumprimento, o condomínio fica sujeito a advertência e multa de 30 UFMs (Unidade Fiscal do Município), o que corresponde a cerca de R$ 6,6 mil. Além disso, o valor arrecadado nas multas será revertido para programas de proteção à mulher, criança e idoso.

Segundo a vereadora, a violência doméstica aumentou durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), não só com mulheres, mas com crianças, idosos e até adolescentes. Este projeto taria responsabilidade afetiva à vizinhança na comunicação de violências, tendo que vista que a maioria dos casos acontece dentro de casa.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario