A Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes aprovou na sessão da última quarta-feira (22), o Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a conceder pontos de ônibus à iniciativa privada. O texto é de autoria do prefeito Caio Cunha.
A medida prevê a concessão a empresas ou consórcio de empresas, com a autorização de exploração publicitária, para criação, confecção, instalação e manutenção de estações de embarque e desembarque de paradas de ônibus, além da instalação de totens informativos sobre o serviço de transporte público.
Segundo o Projeto de Lei, a concessão é uma medida necessária porque “incentiva a iniciativa privada e viabiliza a arrecadação de recursos públicos, possibilitando a melhoria dos pontos de ônibus”.
Últimas Notícias
- Ecopontos de Mogi das Cruzes terão expediente de segunda-feira a sábado, a partir da próxima semana
- SESI de Mogi das Cruzes conta com programação cultural gratuita em abril, com espetáculos, oficina e show de Izzy Gordon; veja os destaques
- Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes, reabre e recebe neste sábado (05), o espetáculo “Coisas de Criança”
Os trâmites devem ser realizados por licitação, com contrato de 10 anos, podendo ser prorrogado por período igual.
Uma das mudanças previstas na proposta é a sincronização de horas, indicação de linhas e previsões de horários de chegada dos ônibus, em cada ponto ou terminal de embarque e desembarque. Além disso, os abrigos a serem instalados devem conter painéis publicitários no solo, ocupando o menor espaço possível, e poderão ter câmeras de monitoramento.
O projeto número 29/2023 foi aprovado com emenda aditiva da vereadora Malu Fernandes.
“Nossa emenda é para que o Executivo possa usar parte desses recursos da concessão para o custeio da tarifa do transporte coletivo e de investimentos em transportes alternativos e sustentáveis”, disse.
Zé Luiz elogiou a alteração proposta por Malu.
“Parabenizo a vereadora pela sensibilidade de pensar nessa modificação. A emenda não é impositiva e afirma que a Prefeitura poderá usar esses recursos para tal finalidade”, afirma.
Cinco emendas foram apresentadas em conjunto pelos vereadores Inês Paz e Iduigues Martins, com a intenção de criar obrigações à futura concessionária como forma de contrapartida e de dar destino aos recursos obtidos pelo Município com a concessão a projetos educacionais. No entanto, as alterações propostas foram derrotadas em votação.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario