PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Equipe do SAMU de Mogi das Cruzes oferece treinamento de primeiros socorros para creche da cidade

No último mês de abril, a equipe do SAMU de Mogi das Cruzes recebeu um treinamento de primeiros socorros na Creche Alcides Pais de Morais, localizada na Vila Morais, visando ensinar a manobra Heimlich e técnicas de desengasgo, que se tornaram obrigatórias pela Lei Lucas.
O treinamento foi destinado a professores, alunos e demais funcionários da unidade escolar para garantir a segurança das crianças e funcionários em situações de emergência.

De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INST), é importante que todos tenham conhecimento básico de como agir em casos de engasgamento, desmaios, quedas e outras situações de risco, a fim de prestar os primeiros socorros e evitar maiores danos à saúde.

Lei Lucas

A Lei Lucas foi criada em Campinas, após o trágico incidente com o menino Lucas Begalli Zamora de Souza, em setembro de 2017.

Lucas, que tinha apenas 10 anos, engasgou com um pedaço de salsicha após comer um cachorro-quente oferecido pela escola durante uma excursão.

A ausência de uma pessoa que soubesse realizar a manobra Heimlich fez com que o menino apresentasse sinais de morte cerebral logo após a chegada do SAMU, alguns minutos depois. Dois dias após o ocorrido, o menino não resistiu e morreu no hospital.

Desde então, foi criada uma série de leis para tornar obrigatória a doação do programa de Lições de Primeiros Socorros na educação básica da rede escolar pública e privada do estado.

Ainda segundo o INST, a equipe do SAMU de Mogi das Cruzes tem trabalhado para fornecer treinamentos de primeiros socorros para a região, sendo a Creche Alcides Pais a mais recente instituição a receber a equipe.