Os vereadores da Câmara de Mogi das Cruzes aprovaram, nesta terça-feira (02), um Projeto de Lei que institui na cidade a “Semana Paulo Freire de Conscientização da Educação Popular”, em homenagem ao educador brasileiro. O projeto teve seis votos contrários.
De autoria da vereadora Inês Paz a propositura determina que as comemorações aconteçam entre 2 e 8 de maio, já que a primeira data marca o dia da morte do professor, falecido em 2 de maio de 1997.
Paulo Freire dedicou sua vida para combater o analfabetismo, especialmente entre jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Freire criou um método de ensino que é referência mundial na pedagogia, por meio do qual educador e educando aprendem de forma recíproca.
Para isso, ele recomendava a troca de experiências para que cada realidade fosse decodificada e aplicada no aprendizado da escrita.
Últimas Notícias
- Concessionária Novo Litoral (CNL), responsável pela Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098), abre 108 vagas de emprego em diferentes áreas; veja detalhes
- Prefeitura de Mogi das Cruzes reativa base da Guarda Municipal e lança “Operação de Segurança”
- Maquiagem, cuidador de idosos e outros: Recém-inaugurada, Escola de Qualificação Profissional de Jundiapeba disponibiliza 185 vagas para cursos gratuitos em Mogi das Cruzes
Atualmente, Freire é estudado nas 20 melhores universidades do mundo no eixo de educação e humanidade
“A vida e obra do brasileiro mais estudado do mundo é política, mas não partidária. Paulo Freire conseguiu criar um método de alfabetização que não se faz apenas na leitura matemática de algumas palavras, mas na leitura de sua realidade. Paulo Freire é um verdadeiro patrono dos saberes”, defende a vereadora para justificar a aprovação do projeto.
O projeto de lei prevê campanhas educativas como palestras, conferências e debates sobre os seguintes temas:
- Analfabetismo;
- Evasão escolar;
- Capacitação dos profissionais da educação;
- Importância da educação básica, laica, universal, gratuita e de qualidade;
- Vida e obra de Paulo Freire.