A Riviera de São Lourenço, bairro planejado de Bertioga, no Litoral Norte paulista, é o principal polo empregador da cidade e da região, sendo responsável por uma folha salarial anual de R$ 200 milhões. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de cinco mil empregos diretos permanentes no local.
Atualmente, há 14 mil postos formais de trabalho no município, no qual a remuneração média por trabalhador é de R$ 2.953,19.
“Ademais, na temporada são gerados anualmente em torno de 1.200 empregos temporários”, informa Beatriz Pereira de Almeida, diretora adjunta de marketing da Sobloco Construtora, empresa idealizadora e responsável pelo empreendimento da Riviera.
Esses postos de trabalho adicionais do verão são gerados por empreendimentos como o shopping center (130 empregos); prédios (260); eventos (500); restaurantes (60); uptown e comércio (900); e Pão de Açúcar (230).
Somente a Associação dos Amigos da Riviera, entidade que administra os serviços locais, conta com 550 funcionários fixos, contratando cerca de 90 temporários no verão. É a segunda maior empregadora do município, atrás somente da Prefeitura. Seus colaboradores distribuem-se nas áreas de manutenção, segurança, administração e saneamento. O bairro conta com estruturas próprias de água, esgotos e coleta de lixo.
“No verão passado, a Associação contratou também 12 estagiários da área de saúde, que receberam treinamento especial no âmbito do programa de prevenção ao mosquito Aedes aegypt”, revela Beatriz.
Na área social, o empreendimento mantém empregos qualificados em iniciativas como o Programa Clorofila de Educação Ambiental, que atende mais de 25 escolas, e a Fundação 10 de Agosto, que leva cultura e educação a milhares de jovens e crianças de Bertioga. Ambos estão em atividade há mais de 30 anos.
Além dos empregos formais, a Riviera de São Lourenço demanda de modo permanente o trabalho de autônomos, principalmente microempreendedores individuais. Segundo a Classificação nacional de Atividades Econômicas (CNAE), são cerca de 1,4 mil os profissionais de Bertioga que prestam serviços tipicamente contratados pelos moradores do bairro.
“Celebramos com satisfação o número de empregos diretos formais na Riviera de São Lourenço. Mas, mais que isso, comemoramos o fato da Riviera ser responsável por uma ampla cadeia produtiva que gera milhares de empregos indiretos. O bairro é um polo que demanda os mais diversos serviços, desde arquitetura e construção, manutenção predial, saúde, educação, entretenimento e muitos outros, gerando uma enorme oportunidade de oferta de produtos e serviços e, principalmente, de empreendedorismo na cidade. Afinal, por mais que sejam pertinentes os programas governamentais de auxílio financeiro, o trabalho digno é o mais eficaz meio de geração de renda, inclusão econômica e justiça social”, enfatiza Beatriz.







![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)




















