Na última terça-feira (06), alunos da Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy, localizada no bairro Fazenda Aya, em Suzano, tiveram a oportunidade de visitar a Estação de Tratamento de Água (ETA), na represa de Taiaçupeba, região do Jardim Colorado. A visita faz parte de uma ação da Prefeitura de Suzano e da Secretaria de Educação e do Meio Ambiente da cidade, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), visando sensibilizar os jovens sobre a finitude da água e a importância de uma relação sustentável com esse recurso.
A iniciativa se alinha à celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última segunda-feira (05), e envolveu diversas atividades interativas e educativas para os estudantes, incluindo apresentações em vídeo e brincadeiras dinâmicas. Aproximadamente 49 alunos do 5º ano do ensino fundamental participaram da atividade, que durou cerca de uma hora e meia.
Durante a visita, os alunos foram introduzidos ao ciclo completo da água, desde a coleta até o tratamento e uso final, bem como aos processos de tratamento de esgoto. A aprendizagem sobre esses processos essenciais contribui para o entendimento dos jovens sobre o papel crucial que a água desempenha na sustentabilidade e no desenvolvimento.
A próxima atividade programada pela Secretaria de Educação acontecerá nesta quarta-feira (07), em parceria com a empresa Kimberly Clark. Desta vez, os alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Professor Paulo Henrique Barreiros, localizada no Parque Residencial Samambaia, visitarão o Centro de Referência Socioambiental da Mata Atlântica (CRSMA). Lá, eles participarão de oficinas sobre a fauna e flora local, água e reciclagem, além de atividades educativas voltadas para a conscientização ambiental.












![Capacitação: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae promovem curso gratuito para fortalecer o turismo e a economia criativa; veja detalhes Fundo Social recebe contribuição dos produtores e empreendedores da Vila da Uva Os produtores e empreendedores da Vila da Uva, do espaço destinado à venda de produtos durante a 41ª Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos, entregaram na tarde desta quarta-feira (22) uma contribuição ao Fundo Social de Solidariedade como forma de colaborar nas causas sociais do município e ajudar as famílias mais vulneráveis. A coordenadora do Fundo Social, Silvana Santos, recebeu os expositores que, acompanhados pela coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Érika Esteves Mellem, realizaram a ação social. Eles ressaltaram que, em outras prefeituras e cidades, os expositores precisam pagar para participarem da festa, mas no caso da Prefeitura de Ferraz, foi … [12:04, 23/10/2025] +55 11 95838-9409: Ferraz de Vasconcelos e Sebrae](https://hojediario.com/wp-content/uploads/2025/10/Capa-Rebranding-2025-10-23T143855.762-300x169.jpg)















