Desde março deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Suzano, por meio do setor de Saúde Bucal, tem promovido visitas regulares às escolas públicas do município visando fornecer assistência odontológica para os alunos. As visitas incluem ações preventivas, tais como orientações sobre a escovação adequada e avaliação da condição bucal dos estudantes.
De março a maio, foram realizadas 84 visitas que proporcionaram assistência a 14.750 alunos. Quando detectada a necessidade de tratamento durante as análises, os estudantes são orientados a procurar, com seus responsáveis, um posto de saúde para realizar acompanhamento odontológico.
Últimas Notícias
- Pela primeira vez na cidade: Feira de Discos com mais de sete mil itens será realizada neste sábado (05) no Suzano Shopping; a entrada é gratuita
- Homem com deficiência intelectual causa tumulto com faca em trem da linha 11-Coral da CPTM, em Poá, na tarde desta quinta-feira (03); passageira se feriu
- Vereador de Suzano realiza ação de inverno que distribui roupinhas para cães comunitários; Marcel da ONG criou a iniciativa
Este mês, a ação se estenderá a 17 unidades escolares, com atividades sendo realizadas em dois períodos, matutino e vespertino, em algumas delas. Destacam-se as ações nas Escolas Municipais Toshio Utiyama e Damásio Ferreira dos Santos, que ocorrerão nesta quarta-feira (14) e na quinta-feira (15), respectivamente.
Para que todos os alunos da rede municipal sejam atendidos até o fim do ano, a equipe de Saúde Bucal, que inclui auxiliares e dentistas, será mobilizada. Estes profissionais realizam as palestras de acordo com uma programação estabelecida em conjunto com os diretores e coordenadores das unidades escolares visitadas, visando executar um levantamento epidemiológico da cidade. A iniciativa tem o objetivo de fornecer dados que permitam à administração municipal implementar ações específicas para a saúde bucal.
Além das escolas, o trabalho também é desenvolvido em creches. Nestas visitas, são coletadas informações sobre o comportamento dos bebês para orientar os adultos a ajudá-los a evitar maus hábitos relacionados à saúde bucal, como o uso excessivo de chupetas, a sucção dos dedos e a utilização inadequada da mamadeira.