PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Índices de aprovação do presidente Lula caem, mas ainda superam os de Bolsonaro no mesmo período, indica pesquisa Ipec

A mais recente pesquisa Ipec, contratada pelo jornal O Globo e divulgada na semana passada, revelou que 37% dos brasileiros classificam a terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ótima ou boa. O levantamento também mostrou que 32% dos entrevistados consideram o governo regular, enquanto 28% avaliam como ruim ou péssima. Além disso, 3% dos participantes não souberam responder.

Comparado ao estudo anterior, realizado em 11 de abril, percebe-se que a aprovação de Lula diminuiu (era de 39%), enquanto a rejeição aumentou (antes era de 26%). Isso representa uma queda ainda maior se comparada à pesquisa feita durante os 100 primeiros dias de governo, quando Lula contava com a aprovação de 41% dos brasileiros e uma reprovação de 24%.

No entanto, ao comparar os cinco primeiros meses de governo de Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro, o desempenho atual ainda é superior. No quinto mês de mandato de Bolsonaro, ele possuía uma aprovação de 32% da população e a mesma percentagem de rejeição.

Para a realização da pesquisa, a Ipec entrevistou presencialmente 2 mil pessoas entre os dias 1º e 5 de junho. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.