PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Hemocentro de Suzano busca doadores para reabastecer estoques de sangue

Diante do “Junho Vermelho”, mês que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemocentro de Suzano solicita a ajuda de voluntários para doação de sangue.
Nesse período do ano, mais frio, a instituição costuma enfrentar uma queda nos estoques de sangue. Os tipos sanguíneos O+ e O- estão em baixa, e são fundamentais para os atendimentos realizados em unidades hospitalares da região.

Os(as) interessados(as) em contribuir com a doação de sangue precisam realizar o agendamento através do telefone (11) 4752-9999. Nesse contato, serão fornecidas todas as informações necessárias sobre os pré-requisitos, possíveis impedimentos e os cuidados pós-doação.

Entre as recomendações para os doadores, destaca-se a necessidade de uma refeição prévia à doação, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores. Para aqueles que consomem bebidas alcoólicas ou tabaco, o intervalo recomendado é de 12 horas. Não é permitida a doação por grávidas e pessoas com peso inferior a 50 quilos. Para os homens, o intervalo entre uma doação e outra deve ser de dois meses, enquanto para as mulheres, o período é de três meses.

A doação de sangue segue um protocolo conhecido como “Ciclo do Sangue”. O processo inclui a mobilização de doadores, triagem, uma entrevista com o voluntário e a coleta do sangue. Em seguida, o sangue coletado é encaminhado ao laboratório para separação dos hemocomponentes e armazenamento, se todos os exames estiverem normais. Finalmente, o sangue está disponível para transfusão, de acordo com a compatibilidade de cada caso.

A iniciativa “Junho Vermelho” foi criada para conscientizar e incentivar a doação de sangue durante os períodos de outono e inverno, quando as infecções respiratórias aumentam e as doações diminuem.

O Hemocentro Transfusão de Suzano está localizado na avenida Antônio Marques Figueira, número 1.861, no bairro Vila Figueira, próximo à Santa Casa de Suzano.