PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Profissionais que atuam na área da educação em Mogi das Cruzes receberão adicional de difícil acesso

Professores e funcionários que trabalham em áreas consideradas de difícil acesso em Mogi das Cruzes começarão a receber o Adicional de Local de Exercício (ALE) a partir deste mês.
O prefeito Caio Cunha anunciou a medida na Escola Municipal Professor Adolfo Cardoso, no distrito de Quatinga, na segunda-feira (20). A iniciativa, que contará com o apoio da Secretaria de Educação, beneficiará mais de 200 funcionários de apoio que trabalham em unidades escolares.

Essa ação é uma demanda antiga dos funcionários que trabalham em instituições educacionais. Anteriormente, somente diretores e professores recebiam o adicional. Agora, o benefício foi estendido a todos os servidores.

As instituições beneficiadas estão localizadas a 12 quilômetros ou mais do edifício sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Os estudos para a implementação da medida começaram no ano passado, e o adicional será pago a partir de agosto, mas retroativo a 1º de junho.

O adicional pode resultar em um aumento de até 50% no salário do servidor. O quadro de apoio da Secretaria é composto por Agentes Escolares (AE), Auxiliares de Apoio Administrativo (AAA), Auxiliares de Desenvolvimento da Educação (ADE), Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) e Auxiliares de Serviços Gerais (ASG). Todos os profissionais devem seguir os critérios da legislação que rege o benefício.

O benefício é dividido em três categorias, segundo a localização das escolas: entre 12 e 19 quilômetros, entre 20 e 30 quilômetros e entre 31 e 40 quilômetros de distância. O adicional também será pago para visitas de diretores dispensados à Supervisão de Ensino em escolas distantes e funcionários substitutos nas unidades beneficiadas, servindo como ajuda de custo para o deslocamento, quando necessário.

A Escola Municipal Professoras Adolfo Cardoso, que está localizada a 29,3 quilômetros do ponto de referência, é uma das 26 unidades que serão beneficiadas pelo adicional, além da Escola Ambiental de Mogi das Cruzes.

O Adicional de Local de Exercício (ALE) é um valor adicional que professores e funcionários de unidades escolares que trabalham em áreas de difícil acesso recebem em seu salário. O valor pode chegar a 20% da renda do servidor.